Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 12 de Março de 2009 às 07:36
Por: Thiago Itacaramby

    Imprimir


A Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos irá apresentar quatro propostas de desenvolvimento socioeconômico dentro da cadeia produtiva de Mato Grosso. Alguns projetos ainda estão em fase de implantação entre os consórcios municipais. As informações serão divulgadas nesta quinta-feira (12.03), durante a visita do ministro Mangabeira Unger, em Sinop (500 Km ao Norte da Capital). A ação faz parte de uma série de propostas cujo tema é o “Plano Amazônia Sustentável – A área de influência da BR-163: Estradas Vicinais e Programa de Recuperação de Áreas Degradadas”.

De acordo com o coordenador do MT Regional, Renaldo Loffi, as políticas públicas e as estratégias desenvolvidas dentro dos consórcios serão divulgadas ao ministro a fim de contribuir para a consolidação dos recursos. De fato, o consórcio é um importante instrumento de gestão para potencializar a atenção aos pequenos produtores rurais mediante a agricultura familiar. Vale ressaltar que cada consórcio tem características próprias decorrentes das peculiaridades dos municípios e da região.

Conforme a programação será apresentado o Programa Estadual para Produção da Borracha Natural em Mato Grosso. De acordo com o pesquisador e engenheiro florestal da Empaer, David da Silva, o projeto está em fase de elaboração e tem por finalidade propiciar o plantio de 150 mil hectares de seringueira em todo o Estado. A meta é de 15 anos de projeção.

Ainda de acordo com o pesquisador da Empaer, o projeto conta com o apoio de duas empresas âncoras – Fazendas Triângulo e grupo Michelin. Ele explicou que as empresas auxiliam na elaboração e futura execução do projeto. “As empresas são fundamentais mediante o apoio técnico-científico”, disse o engenheiro florestal. O Programa Estadual para Produção da Borracha Natural é coordenado pelo MT Regional e recebe apoio da Empaer mediante o MT Floresta.

Os projetos que serão apresentados em Sinop são: Programa Estadual para Produção da Borracha Natural; Patrulhas Rodoviárias; Cultura da Pupunha além das ações que valorizam a agricultura familiar, inseridas dentro dos consórcios sob coordenação do MT Regional.

PARCERIA – O Programa Estadual para Produção da Borracha Natural recebe apoio da Fazenda Triângulo, que atua em MT desde 1967. O grupo tem uma área de plantio equivalente a 3,3 mil hectares. A produção anual da usina de beneficiamento é de 4 milhões de toneladas. A empresa também possui participações no Estado do Pará com o cultivo de dendê.

Atualmente a média de produção é de 2.300 kg/ano. Já a média nacional corresponde a 900 kg/ano. Os dados são do IBGE. A Fazenda Triângulo com sede em Pontes Lacerda emprega cerca de 400 empregos diretos.

Segundo o engenheiro agrônomo da Fazenda Triângulo, Roberto Yokoyama, a cultura de heveicultura traz uma série de benefício ao meio-ambiente. Os principais aspectos são: sequestra o gás carbono, desenvolvimento sustentável, geração de renda, planta ecologicamente correta além da produção de borracha natural, que substitui a borracha sintética (derivada do petróleo).

O engenheiro explicou que o sucesso da produção é a enxertia da copa, utilizando clones puros e híbridos de Hevea pauciflora, vem sendo apontada como a possível solução em áreas com algum tipo de problema. Esta espécie possui tolerância ao fungo Microcyclus ulei, principal doença da seringueira nativa da região Amazônica. Ainda de acordo com Yokoyama, os clones derivados desta espécie, quando enxertados sobre painéis possuem alto poder de rendimento e facilidade de escoamento do látex. No entanto, as plantas tricompostas apresentam alta produtividade e resistência ou tolerância às doenças.

Segundo dados do IBGE, Mato Grosso corresponde a 13,9% da área plantada de todo território nacional. O maior produtor é São Paulo, que representa quase 60% do plantio de seringueira.





Fonte: MT Regional

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163604/visualizar/