Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 11 de Março de 2009 às 10:46

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, maior pressa no ritmo de redução da taxa básica de juros, hoje em 12,75%. A informação consta de reportagem de Kennedy Alencar publicada na edição desta quarta-feira da Folha.

Segundo a reportagem, Lula afirmou que o mais adequado é um corte de 1,5 a 2 pontos percentuais. O presidente ficou surpreso com o tamanho da retração econômica entrevista no resultado do PIB (Produto Interno Bruto), divulgado ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O instituto revelou ontem que o PIB encolheu 3,6% entre o quarto e o terceiro trimestre do ano passado, uma contração que surpreendeu mesmo os economistas mais pessimistas. O desastre do PIB, no entanto, estimulou o mercado a aumentar suas "apostas" para a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que encerra hoje: em vez de um ponto percentual, como era consenso até semana passada, muitos economistas já esperam uma redução de 1,5 ponto. Uma parcela mais "radical" do mercado também já conta com um ajuste de 2 pontos percentuais.

Há quem, no entanto, mantenha a projeção de que taxa básica de juros será reduzida em apenas 1 ponto percentual, confiando em uma postura mais "conservadora" do Banco Central.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163680/visualizar/