Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 11 de Março de 2009 às 07:52
Por: Thiago Itacaramby

    Imprimir


O secretário de Planejamento Estratégico, José Aparecido dos Santos participou na manhã de terça-feira (10.03), do encontro que discutiu alternativas sustentáveis entre os 19 municípios mato-grossenses que estão na lista de desmatadores da Amazônia. O encontro foi presidido pela coordenadora nacional da Operação Arco Verde, Tereza Campello. O governador Blairo Maggi; o secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich; o secretário de Planejamento, Yênes Magalhães estiveram presentes. Além de outros gestores municipais, estaduais e federais.

De fato, o encontro prevê a legalidade e sustentabilidade das áreas degradadas, proporcionando geração de renda e produção sem agredir o meio-ambiente. Trata-se do primeiro entrosamento entre o Estado e a União logo após o lançamento da Operação Arco de Fogo, ocorrida ano passado. Durante o encontro será definida à estrutura do projeto para aplicação das atividades, que ocorrem no próximo mês.

De acordo com a coordenadora nacional da Operação Arco Verde, Tereza Campello, o objetivo desse programa não é apenas garantir o desmatamento das áreas, mas sim, proporcionar assistência técnica ao pequeno rural. Ela explicou que o primeiro passo é oferecer a regularização fundiária. “Temos que contribuir com alternativas capazes de gerar emprego e renda”, disse a coordenadora da Operação Arco Verde.

Dentro das oficinas que acontecerão nos municípios em abril estão previstos a extensão rural, capacitação, viabilidade de produção entre outras ações. A Embrapa elaborou relatório de cada cidade que compõe a lista, cuja atividade está direcionada conforme a necessidade de cada região.

O governador Blairo Maggi disse que as ações irão proporcionar o crescimento econômico seguido da sustentabilidade da produção de cada município. “A economia deles (municípios) vivem em torno da floresta. No entanto, é preciso aumentar a economia deles”, afirmou Maggi.

A operação Arco Verde foi idealizada a pedido do presidente Lula em decorrência da repercussão das ações de controle da Operação Arco de Fogo, realizada ano passado. O orçamento é de R$ 24,5 milhões abrangendo quatro eixos: Controle e Monitoramento Ambiental, Ordenamento territorial e Fundiário, Fomento à produção sustentável e inclusão social e cidadania.





Fonte: MT Regional

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163709/visualizar/