Sejusp implanta GGI municipal em Primavera do Leste
A municipalização dos GGIs integram as ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania, do Ministério da Justiça. Com um gabinete municipal, as cidades podem inserir projetos e pleitear diretamente recursos do Pronasci para ações de segurança.
AÇÕES INTEGRADAS - Além de ser o primeiro do Brasil a promover a regionalização dos trabalhos, o GGI de Mato Grosso é o primeiro a municipalizar as atividades, comprovando porque Mato Grosso é considerado um exemplo a ser seguido pelos demais estados do país, chamando sociedade e poder público a discutir em conjunto ações para a segurança pública. Várzea Grande foi a primeira cidade do Estado a implantar o Gabinete de Gestão Integrada (GGI).
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. Visa coordenar o Sistema Único de Segurança Pública nos Estados.
Desde que foi criado pelo Ministério da Justiça no ano de 2003, o GGI vem promovendo a interlocução dos planos nacional e estadual de segurança pública. O GGI-MT foi o segundo criado no país (o primeiro foi o GGI do Espírito Santo). Gabinetes integrados regionais funcionam em Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis.
De acordo com o secretário executivo do GGI, major BM Vagner Santino, a intenção é ouvir a população e as autoridades locais para a construção de políticas específicas para cada região. “Estamos executando uma de nossas atribuições que é difundir a política de integração prevista no Plano Nacional de Segurança Pública, bem como executar as demandas oriundas dos dirigentes que compõem o Gabinete”, explica o secretário Vagner Santino.
Mais informações: Assessoria de Imprensa da Sejusp/ Thiago Almeida (65) 9987-0344 ou pelo e-mail imprensa@seguranca.mt.gov.br
Comentários