Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 09 de Março de 2009 às 08:10

    Imprimir


A rede de televisão estatal iraniana informou neste domingo (8) que Teerã testou um novo míssil de longo alcance --notícia que deve agravar a tensão entre o governo iraniano e os países ocidentais, que criticam as intenções militares do programa nuclear do país.

O Irã frequentemente usa manobras militares ou testes de armas para mostrar sua capacidade de conter ataques inimigos, inclusive de Israel e dos Estados Unidos, que acusam o país de tentar desenvolver bombas nucleares. Teerã nega as acusações.

"Irã testa novo míssil de longo alcance", anunciou a Press TV, rede de televisão iraniana, sem dar detalhes.

A notícia foi divulgada menos de uma semana depois de um militar iraniano de alto escalão afirmar que os mísseis do país agora podem atingir instalações nucleares israelenses.

"Todas as instalações nucleares em diferentes partes da terra sob ocupação do regime sionista estão ao alcance de mísseis do Irã", disse o comandante-em-chefe da Guarda Revolucionária, Mohammad Ali Jafari, de acordo com a agência de notícias Isna.

O teste foi anunciado aparentemente ignorando os esforços do presidente americano, Barack Obama, de reintegrar o Irã na comunidade internacional com diálogos diplomáticos. Obama afirmou que está disposto a dialogar com o país caso Teerã "abra o punho" primeiro.

Segundo a agência iraniana Fars, o míssil de fabricação própria poderia alcançar 110 km e foi desenhado para atingir alvos navais.

A Press TV, citando o ministro de Defesa do país, afirmou ainda que Teerã foi bem sucedido em armar alguns de seus jatos com mísseis de longo alcance.

Irã já alertou que responderá a qualquer ataque dos EUA ou de Israel e que fechará o estreito de Hormuz, caminho entre o Golfo e o Mar de Omã pelo qual passam cerca de 40% do petróleo comercializado no mundo.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163891/visualizar/