Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 05 de Março de 2009 às 16:58

    Imprimir


O governo vai liberar R$ 2,5 bilhões para o financiamento da estocagem de cinco bilhões de litros de álcool na safra 2009/2010. A medida tem o objetivo de ajudar a equilibrar os preços durante o período de entressafra e os recursos estarão disponíveis a partir de maio, quando começará a moagem da cana-de-açúcar.

O crédito é concedido às usinas mediante a garantia do estoque de álcool. "Isso reduz a oferta do produto durante a safra e evita que os preços fiquem abaixo do custo de produção ou que se elevem na entressafra, de janeiro a março, quando os estoques das usinas são liberados com os vencimentos dos contratos", informou o ministério.

"A intenção é proporcionar melhores condições para a equalização de preços entre o açúcar e o etanol e o adequado abastecimento interno, evitando problemas no período de entressafra", informou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes.

Segundo ele, a crise financeira internacional dificultou o acesso a financiamentos para capital de giro, "agravada pela falta de garantias reais não comprometidas".

Os recursos são do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o prazo de financiamento é de seis meses, de acordo com o plano de estocagem apresentado por empresa.

A estimativa para a safra 2009/2010 é de 28 bilhões de litros --ante 27 bilhões de litros na safra anterior. Segundo o Ministério da Agricultura, o volume a mais deve atender ao aumento do ritmo dos veículos biocombustível. O consumo interno de álcool deve passar de 21 bilhões de litros, em 2008, para 23 bilhões de litros, neste ano.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164022/visualizar/