Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 05 de Março de 2009 às 13:44

    Imprimir


O presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, disse hoje que a situação da pecuária de corte no Estado é 'gravíssima'. Por causa da crise internacional, muitos frigoríficos de Mato Grosso deixaram de abater os animais e não pagaram, segundo ele, pelos lotes que haviam sido entregues pelos pecuaristas. Ele disse que a paralisação já comprometeu 40% da capacidade instalada de abate no Estado.

As estimativas da federação indicam corte de 12 mil postos de trabalho no Estado. Este número considera a situação dos funcionários do Frigorífico Independência, cujos abatedouros tiveram as atividades paralisadas.

"Há uma crise de confiança muito grande. O produtor tem medo de entregar seus animais porque teme levar calote", afirmou. Prado reuniu-se hoje, em Brasília, com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Nesta reunião, o ministro disse, segundo interlocutores, que o governo está preocupado com a situação dos frigoríficos.

O assunto foi tratado ontem em reunião entre Stephanes, ministros da área econômica e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro contou aos representantes da Famato que o presidente Lula determinou ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que agilize o processo de financiamento para esta cadeia produtiva. No entanto, para fontes do governo, apenas o financiamento não resolve o problema dos frigoríficos. A solução passa por uma reestruturação da cadeia produtiva de carne bovina.





Fonte: TVCA com G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164055/visualizar/