Mulheres ocupam 80% das vagas na educação de Mato Grosso
As mulheres ocupam entre 75% e 80% dos cargos de professoras nos níveis Fundamental e Médio do setor privado. De acordo com o sindicato que representa professores e auxiliares administrativos do ensino privado em Mato Grosso (SINTRAE-MT), elas também são responsáveis por aproximadamente 70% dos processos trabalhistas movidos pela entidade em favor dos trabalhadores.
O advogado do sindicato, Edmar Costa, opina que, no caso do ensino privado, esta predominância do número de processos se deve à maior presença da mulher no mercado de trabalho. Para a presidente do SINTRAE-MT, Nara Teixeira, não se pode negar que, na maioria das situações, as mulheres sofrem mais discriminação e são vítimas preferenciais do assédio.
“Quando se vai escolher alguém para um cargo de chefia, entre um homem e uma mulher, quem é escolhido? Muitos acreditam que as mulheres não vão desempenhar bem seu trabalho, já que precisam cuidar da casa, dos filhos, dividir a atenção. Diante do histórico de discriminação, ainda se vê a mulher como mais submissa, com menos capacidade de comando. Este é um dos desafio que são postos às mulheres trabalhadoras”, observou ela.
Comentários