Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 20 de Fevereiro de 2009 às 14:26

    Imprimir


O suor dos homens exala um cheiro diferente quando eles estão excitados sexualmente, e as mulheres percebem a diferença, segundo um novo estudo - embora não tenham consciência disso.

A atividade sexual de animais é afetada pelo odor, mas pouco se sabe sobre o fenômeno em humanos. Embora todos os três tipos de glândulas sudoríparas respondam a estímulos sexuais e emocionais, ninguém nunca comprovou de forma convincente que o odor corporal desempenha papel significativo na relação sexual ou reprodução humanas.

"Nas pesquisas, as pessoas respondem que o odor corporal é importante na seleção de um parceiro", disse Denise Chen, autora-líder do estudo. "Mas não sabemos exatamente qual papel esse odor desempenha na sexualidade humana."

O relatório, publicado na edição de janeiro do periódico especializado The Journal of Neuroscience, sugere que mulheres distinguem os odores do suor sexual e do suor neutro pelo processamento do odor em diferentes partes do cérebro.

Os pesquisadores pediram a 20 voluntários heterossexuais do sexo masculino que colocassem absorventes nas axilas enquanto assistiam a 20 minutos de um filme erótico, e novamente assistindo a 20 minutos de um filme de conteúdo neutro. Então, 19 mulheres heterossexuais cheiraram os absorventes com os suores sexual e neutro dos três homens que registraram os maiores níveis de excitação sexual.

As mulheres também sentiram o cheiro de dois absorventes adicionais, um umedecido com androstadienona, um hormônio produzido naturalmente no suor que alguns acreditam ser um feromônio sexual, e outro absorvente de controle, com um odor levemente neutro.

Os absorventes foram apresentados aleatoriamente, enquanto as mulheres avaliavam quão agradáveis e intensos eram os odores. Enquanto as mulheres cheiravam, pesquisadores acompanharam sua atividade cerebral através de imagens de ressonância magnética funcional.

Adam K. Anderson, professor assistente de Psicologia da Universidade de Toronto que não esteve envolvido no estudo, achou a metodologia impressionante.

"O que é usado como estímulo não é algo químico criado em laboratório - é suor real de pessoas sexualmente excitadas," disse Anderson, que pesquisa o olfato humano. "O que cientistas normalmente fazem é tentar destilar o componente ativo desse perfume bastante complexo. Não foi o que fizeram. Eles compararam o complexo suor ao feromônio sexual e descobriram que o cérebro era muito mais responsivo."

Em suas respostas verbais, apenas duas mulheres perceberam o odor dos suores, ou alguma coisa humana, e nenhuma diferenciou verbalmente os suores sexual e neutro. Já suas atividades cerebrais contaram outra história.

Duas regiões do cérebro, o córtex órbito-frontal direito e a região fusiforme direita, responderam significativamente mais ao suor sexual masculino do que a qualquer outro cheiro.

Chen, professora assistente de Psicologia da Universidade Rice, disse que apenas uma área do cérebro, o hipotálamo, é reconhecidamente importante na motivação e comportamento sexual, e essa região não respondeu aos odores.

Mas os pesquisadores descobriram que o cérebro de alguma forma reconhece informações sociais ou emocionais contidas no suor sexual, tratando-o de forma diferente dos outros odores. Nesse sentido, concluem, humanos se comunicam através do cheiro.

Nenhum homem deve deduzir, baseado nessas conclusões, que pode melhorar sua vida sexual se abstendo de tomar banho.

"Nossas descobertas não sugerem que o suor humano seja afrodisíaco", escreveu Chen por e-mail.

Então o que o odor de um homem significa para uma mulher? Anderson sugeriu que não havia razão para concluir que os homens agora sabem o que uma mulher quer.

"Eles não encontraram ativações dos centros típicos de recompensa ou das regiões associadas ao prazer", disse. "É bem provável que seus cérebros captem a excitação de um homem pelo qual elas não se sintam particularmente atraídas."

Tradução: Amy Traduções





Fonte: The New York Times

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164278/visualizar/