Programa ProJovem Adolescente amplia atendimento em MT
Na última reunião da Comissão Intergestores Tripartite – CIT, ocorrida em Brasília, no dia 13 de fevereiro, foi pactuado o atendimento do Projovem Adolescente a esses municípios. O secretário-adjunto de Assistência Social da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), José Rodrigues Rocha Júnior, que participou da reunião em Brasília, afirma que através do ProJovem será possível reintegrar e manter esses jovens no processo educacional, promover qualificação profissional e fazer com que eles tenham acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer. Uma das condicionalidades do programa é apresentar freqüência mínima escolar de 75%.
Os municípios foram escolhidos a partir dos seguintes critérios: municípios que fizeram a adesão em 2008, mas não iniciaram ou interromperam o funcionamento dos coletivos; municípios que executavam o programa Agente Jovem, mas ainda não eram elegíveis ao Projovem Adolescente e tornaram-se elegíveis em 2009; e municípios da rede do Agente Jovem que eram elegíveis ao Projovem em 2008 e optaram por não executar o programa.
A partir do início do mês de abril estará disponível para preenchimento do site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS (www.mds.gov.br) o Termo de Adesão. Os municípios que fizerem a adesão já iniciam o recebimento a partir do mês de maio. O prazo para preenchimento terminará no mês de junho. Somente no ano de 2009 serão mais de R$ 2 milhões investidos no Estado, com recursos repassados diretamente pelo MDS para os municípios.
Com objetivo de complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e dar oportunidades de inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional, o Projovem Adolescente é voltado, exclusivamente, para a faixa etária de 15 a 17 anos.
CAPACITAÇÃO - Nos dias 23, 24 e 25 de março, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – (Congemas) e a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) vão realizar capacitação para os municípios que executam o programa, bem como para os que foram beneficiados com o novo atendimento.
No Estado do Mato Grosso, 5.400 jovens de 54 municípios já participam do ProJovem Adolescente. Os municípios que foram habilitados a receber o programa respondem a requisitos estipulados pelo Governo Federal, como possuir pelo menos um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento e reunir, no mínimo, 40 adolescentes cujas famílias sejam beneficiárias do Bolsa Família
Comentários