Taxa de desemprego sobe para 8,2% em janeiro, diz IBGE
A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil avançou para 8,2% em janeiro, acima dos 6,8% verificados no mês anterior, informou nesta sexta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que pesquisa São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre.
Trata-se da maior taxa desde abril do ano passado, quando ficou em 8,5%. Em relação a janeiro do ano passado (8%), o índice aumentou 0,2 p.p. (ponto percentual).
O aumento do contingente de desempregados já era esperado. Normalmente, a taxa de janeiro supera a de dezembro por conta da dispensa dos trabalhadores temporários contratados no final de cada ano.
O rendimento médio real dos trabalhadores ocupados cresceu 2,2% frente a dezembro, ficando em R$ 1.318,70. Na comparação com igual período em 2008, foi constatada alta de 5,9%.
Em janeiro, o contingente de desocupados totalizou 1,9 milhão de pessoas no total das regiões pesquisadas. Isso indica alta em relação a dezembro de 2008, de 20,6%, e estabilidade na comparação com janeiro de 2008.
A população ocupada somou 21,2 milhões de pessoas, configurando retração de 1,6% na comparação com dezembro. Em relação a janeiro de 2008, porém, houve expansão de 1,9%.
Setores
Na comparação com dezembro, o contingente de ocupados apresentou queda nos grupamentos de atividade da construção (queda de 4,7%) e do comércio, reparação de veículos automotores e de objetos pessoais e domésticos e comércio a varejo de combustíveis (recuo de 2,5%).
Na comparação anual, ocorreu acréscimo no grupamento da educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social (5,1%).
Comentários