Vendas mundiais de TVs caem pela primeira vez em dois anos
De acordo com a consultoria, os dados refletem os efeitos da crise econômica mundial sobre o setor. A receita com as vendas de televisores caiu ainda mais --7%--, para US$ 30 bilhões.
Isso apesar de as vendas de TVs de tela plana, incluindo LCD, plasma e OLED, que são mais caras, terem crescido 17% em volume. O faturamento com as vendas desses televisores caiu 3%, em razão da diminuição nos preços dos aparelhos.
No quarto trimestre de 2008, as TVs de tela plana aumentaram sua participação nas vendas, representando 66% das unidades comercializadas. Segundo a DisplaySearch, a queda nos preços de TVs LCD estimulam a troca de modelos de tubo (CRT), especialmente nas versões de até 40 polegadas.
Levando em conta os dados do ano todo, as vendas de TVs com LCD chegaram a 105 milhões, um aumento de 33% em relação a 2007.
"Esses resultados positivos fizeram com que o LCD passasse o CRT pela primeira vez, levando em conta dados de todo um ano, o que marca um progresso importante na transição da tecnologia de tubo para a de tela plana", diz a DisplaySearch.
Comentários