Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 19 de Fevereiro de 2009 às 11:04
Por: Rosana Persona

    Imprimir


O período das chuvas é considerado ideal para o plantio de mudas de espécies nativas, frutíferas, ornamentais e outras. O técnico agrícola e responsável pelo viveiro de mudas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Roberto Arcanjo, já entregou nesses dois meses (janeiro e fevereiro), 38 mil mudas para os produtores rurais reflorestarem áreas degradadas e matas ciliares. A previsão é produzir até o final do ano, mais de 200 mil mudas para os produtores da Baixada Cuiabana.

O Coordenador do Projeto de Recuperação e Conservação da Bacia do Rio Cuiabá, Antônio Rocha Vital fala que serão entregues até o mês de março, um total de 80 mil mudas. Segundo ele, esse trabalho que vem sendo realizado há mais de 9 anos, é considerado inédito, existe apenas no Estado do Mato Grosso, que recebe recursos da Justiça Federal para produção de mudas. Numa área de 18 mil metros quadrados são cultivadas 66 variedades diferentes de plantas.

As espécies mais produzidas no viveiro são: jatobá, cumbaru, ipê (roxo, amarelo, rosa e branco), angico, tarumã, gonçaleiro, manga, pitomba, goiaba e outras. Arcanjo comenta que o ano todo produzem mudas e 90% da coleta das sementes são realizadas no entorno dos municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Ele explica que o processo de preparação de mudas requer cuidados e atenção, cada semente tem uma preparação diferenciada que requer, limpeza, retirada da polpa, secagem na sombra, quebra de dormência na água quente ou fria e outras.

O Superintendente do Instituto Ação Verde, Paulo Henrique Sêmpio Borges, recebeu do viveiro de mudas da Empaer 5 mil mudas,contendo 22 diferentes espécies para recuperar as matas ciliares das Áreas de Proteção Permanente (APP), dos nove principais rios de Cuiabá. Essas mudas serão plantadas na comunidade Barranco Alto, localizada no município de Santo Antônio de Leverger.

Segundo Paulo Henrique o Instituto Ação Verde implantou um viveiro de mudas, em setembro de 2008, em parceria com a Empaer que qualificou os ribeirinhos, fez o levantamentos das APPs e está prestando serviço de assistência técnica para produção de mudas. Ele fala que foi feito um levantamento florístico no Rio Cuiabá e constatou a presença de 69 espécies nativas.

O encarregado de manutenção e conservação de uma empresa de metalurgia, Franq Cleiton Batista Araújo, recebeu do viveiro 1.500 mudas e 13 espécies diferentes. Numa área de 250 hectares, localizada em Cuiabá, no Distrito Industrial, estão plantando mais de 60 mudas por dia, no entorno da propriedade. Conforme Franq esse é o primeiro passo para reflorestar a área. O seguinte é a elaboração de um projeto para recuperação das nascentes. Ele recorda que no ano de 2007, o fogo invadiu a propriedade causando danos irreparáveis, principalmente na qualidade do ar. “Acredito que com o plantio de mudas na propriedade estamos contribuindo com o meio ambiente e garantindo uma melhor qualidade de vida a todos os funcionários”, esclarece Araújo.

Os produtores interessados podem solicitar da empresa as mudas e um técnico vai ao local verificar in loco a quantidade de espécies e variedades necessárias para o plantio. O produtor que estiver dentro da Bacia do Rio Cuiabá recebe as mudas em forma de doação, os demais produtores têm um custo no valor de R$ 1,00 por muda.





Fonte: Assessoria Empaer/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164399/visualizar/