Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 25 de Junho de 2013 às 07:11
Por: LORENA BRUSCHI

    Imprimir


EDNISON AGUIAR
Para Silval Barbosa, ponto mais relevante da reunião foi o plebiscito sobre a reforma política
Para Silval Barbosa, ponto mais relevante da reunião foi o plebiscito sobre a reforma política
O governador Silval Barbosa (PMDB) deve reunir seu secretariado para discutir a formação de equipes que vão avaliar os possíveis desdobramentos da proposta de criação de um pacto nacional com cinco itens fundamentais apresentada pela presidente Dilma Rousseff (PT). 



O peemedebista foi um dos vários governadores que esteve em Brasília ontem (24), reunidos com a petista. Além dele, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), viajou a Capital federal para participar da reunião. 



O encontro foi uma resposta da Presidência da República às pautas dos protestos que colocaram mais de um milhão de pessoas nas ruas em manifestações por todo o país. Na ocasião, Dilma propôs cinco pontos de mudança voltados à educação, saúde, transporte público, responsabilidade fiscal, além da realização de um plebiscito popular por uma nova constituinte sobre a reforma política. 



“A presidente propôs um pacto muito positivo aos governadores, que têm a garantia de mais investimentos na saúde, educação e, principalmente, na mobilidade urbana”, explicou o governador, que ressaltou a proposta de um plebiscito como o ponto mais relevante do encontro. 



Os pontos do pacto foram aprovados por unanimidade pelos governadores e prefeitos presentes. Agora, segundo Silval, será formada uma comissão que contará com representantes de segmentos organizados, da iniciativa privada e gestores públicos para elaborar e implementar as ações em Mato Grosso. 



Já Mendes defendeu, durante a reunião, investimentos em modais de transporte público para Cuiabá, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ainda está em fase de implantação na Capital para atender os jogos da Copa de 2014. 



Ele afirma que Cuiabá já se prepara para receber os investimentos propostos pela presidente. “Vamos acompanhar de perto quais serão, na prática, os efeitos do anúncio feito hoje e de que forma Cuiabá pode tirar proveito”, diz o socialista. 



Segundo ele, no caso da área de transportes, deve haver recurso na forma de empréstimos e também a fundo perdido. Mendes solicitou, diante do apresentado na reunião, que a equipe de trabalho da prefeitura já comece a providenciar projetos que possibilitem o recebimento de parte do aporte de R$ 50 bilhões anunciados pela presidente à mobilidade urbana. 



Em Cuiabá, a maior manifestação já vista no Estado, com cerca de 50 mil pessoas, aconteceu no último dia 20. O evento teve bandeiras como a redução da tarifa do transporte coletivo, a transferência dos recursos públicos aplicados nas obras da Copa para investimentos em saúde e educação, além da moralização dos costumes políticos. No interior do Estado, houve protestos em outras 12 cidades. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16448/visualizar/