Repórter News - reporternews.com.br
AL assina termo de adesão a Movimento pela Cidadania e Solidariedade
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai assinar nesta quinta-feira (27), às 9 horas, no auditório Milton Figueiredo, o Termo de Adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A garantia foi dada pelo presidente em exercício, deputado Romoaldo Junior (PMDB), durante reunião na tarde desta segunda-feira (24), com os assessores da Presidência da República, Luiz Alberto Ribeiro Vieira, coordenador Geral de Informações e Laurêncio João Körbes, assessor de Projetos Especiais – ODM.
Acompanhados do superintendente do Planejamento Estratégico, professor Abílio Camilo Fernandes Neto, eles confirmaram que a assinatura será durante a abertura do Seminário de Divulgação da 5ª Edição do Prêmio Objetivos do Milênio Brasil – ODM. O seminário acontece em todas as capitais até o final de Julho, numa realização da Secretaria-Geral da Presidência da República.
O diferencial da Assembleia de Mato Grosso também foi destacado na reunião. É o caso do Espaço Cidadania, que segundo Luiz Alberto, têm ações que encaixam nos oito objetivos do milênio.
Romoaldo destacou projetos importantes realizados no Estado, que podem ser referência no ODM, inclusive nas áreas de piscicultura e da madeira por meio do manejo sustentável. Outro destaque na reunião foi o projeto ‘Prática: Amazônia Viva - Plantando e Colhendo Frutos para um Mundo Melhor’, já premiado pela ODM, foi desenvolvido em Juruena, pela Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer.
“É importante a adesão da Assembleia Legislativa para podermos buscar novas ideias e implementá-las com o foco num mundo melhor. Também vamos estimular a participação de prefeitos e vereadores para que todos conheçam a proposta e possam trabalhar novos projetos, que contribuam com os objetivos do milênio, dando condições de os municípios buscarem novos recursos junto ao Governo Federal.
São parceiros ODM: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Eletrobrás – Furnas, Petrobrás, Sebrae e Sesi. Os oito objetivos: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e a valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; meçhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a Malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e por último, todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
ODM - A adesão ao movimento é incentivar, ampliar e dimensionar a participação da sociedade brasileira em prol dos Objetivos do Milênio, por meio de mobilização de diversas redes, fóruns de debate, conselhos, elaboração de projetos, ações e demais atividades.
“Queremos dar visibilidade ao que está sendo feito e incentivar novas ações”, disse Vieira, ao explicar que os projetos podem ser inscritos até 02 de agosto deste ano. Expectativas é que o número de inscritos supere os 1.653 de 2012, quando 50 foram diplomados e 20 premiados. “Para este ano serão diplomados 60 projetos e 30 desses receberão o prêmio”, destacou o coordenador da Presidência da República.
O Movimento foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade cicil, empresas, igrejas, universidades, escolas e os governos para o alcance, até 2015, dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, estabelecidos em 2000, pela Organização das Nações Unidas, em conjunto com 191 países, dentre eles, o Brasil.
Através dos portais: WWW.odmbrasil.gov.br e WWW.portal.odm.com.br é possível saber as condições de cada município brasileiro. A cidade pode desenvolver um novo modelo de gestão com base em políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população e pode trabalhar metas e indicadores que asseguram o acompanhamento e o monitoramento dos resultados.
“Falta o engajamento das prefeituras. Por isso, convidamos a Associação Mato-grossense dos Municípios para participar e disseminar os objetivos do milênio”, informou o professor Abílio.
Fonte:
O Documento
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16465/visualizar/
Comentários