Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sábado - 14 de Fevereiro de 2009 às 12:40
Por: RENÊ DIÓZ

    Imprimir


A Polícia Civil de Mato Grosso encaminhou na tarde de ontem, para Belém (PA), o foragido da Justiça Valtir Correia da Silva, 42 anos. Ele é acusado de envolvimento no assassinato do vereador petista Gerson Elísio Cristo, do município de São Félix do Xingu, em 2006. Conhecido como “Ducha”, Valtir foi encontrado na última quarta-feira por policiais civis paraenses numa fazenda no município de Nortelândia (253 km de Cuiabá).

O delegado que chefiou as buscas, Alberto Pamplona, diretor do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) do Pará, lembra que a morte do vereador chocou a classe política da região. Questões agrárias teriam provocado o crime, encomendado por fazendeiros conhecidos de Ducha, que intermediou o contato com pistoleiros.

Gerson era líder sindical e estava sendo acusado de estimular movimentos de invasão de terra. O vereador foi morto a tiros por dois homens em uma motocicleta na frente de sua propriedade, na localidade de Vila Sudoeste, em outubro de 2006.

Ambos os pistoleiros, Edimilson Folhas de Araújo, conhecido como "Biró", e Jânio Souza de Araújo, se encontram presos. Já a prisão de Valtir era aguardada pela polícia paraense para prosseguir com as investigações. Ele se reservou ao direito de se manifestar apenas perante a Justiça, no caso, a comarca de São Félix do Xingu. Como pagamento pelo crime, Valtir teria repassado R$ 8 mil aos pistoleiros, em dinheiro e cheques, conforme apurou a polícia.

Ele já teria se escondido no Maranhão, na Bahia e em Goiás antes de estabelecer residência com a esposa, Dinair Maria de Morais Araújo, e ser contratado como vaqueiro na fazenda Figueira Branca, em Nortelândia. Atualmente, o foragido utilizava o nome falso de Carlos Silva. Na casa do foragido foram apreendidos um revólver calibre 38, uma carabina norte-americana Winchester calibre 44 e uma cartucheira calibre 28, além de munição.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164704/visualizar/