Vendas da Volks caem 21,3% no mundo, mas sobem no Brasil
A montadora de automóveis alemã Volkswagen vendeu, em janeiro, 382 mil veículos em todo o mundo, 21,3% a menos do que no mesmo período de 2008, devido à queda da demanda provocada pela crise econômica, e o Brasil foi o único mercado principal onde suas vendas cresceram em 1,3% na mesma comparação.
Em sua marca principal, as vendas caíram menos, em 14,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, e ficaram em 246,7 mil veículos. O diretor de vendas da maior fabricante automobilística da Europa, Detlef Wittig, disse que "em mercados importantes pudemos aumentar nossa fração de mercado".
No entanto, ele admitiu que o retrocesso geral do mercado automobilístico em janeiro mostra que uma melhora da crise econômica vai demorar. A fração de mercado da Volkswagen na Alemanha subiu de 32,2% em janeiro de 2008 para 32,9% em janeiro de 2009, embora tenha vendido 17,7% veículos a menos (53,3 mil no total).
Ela também aumentou suas participações ns mercados da Europa ocidental (de 18,7% para 20,1%) e nos Estados Unidos (de 2% para 2,7%), na mesma comparação. Da mesma, nos EUA, embora sua fatia de mercado tenha aumentado, as vendas também caíram, em 17,3%, ficando em 17,6 mil veículos.
O mercado brasileiro foi o único país onde a Volks vende na casa das dezenas de milhares de veículos a registrar crescimento de 1,3%, em relação a janeiro de 2008, com as vendas chegando a 47,6 mil automóveis.
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