Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 10 de Fevereiro de 2009 às 17:12

    Imprimir


Ao menos 31 rebeldes fundamentalistas morreram nas últimas 24 horas em ofensivas do Exército do Paquistão em áreas do noroeste do país, onde há operações em andamento, informou nesta quinta-feira à agência Efe um porta-voz militar.

Segundo o tenente-coronel Basir Haider, as forças de segurança usaram helicópteros para bombardear esconderijos e refúgios em diversas partes do vale de Swat, no norte do país, onde o grupo radical islâmico Taleban ganhou força nos últimos meses.

"Pelo menos 24 rebeldes morreram nos bombardeios. Também ocorreram combates esporádicos com as tropas de infantaria", nos quais morreram os outros sete, comentou.

Haider explicou que o Exército mudou sua estratégia no local, na Província da Fronteira do Noroeste (NWFP), que desde 2007 vem tendo sérios problemas de segurança.

No entanto, fontes militares e de inteligência se mostraram céticas sobre a manobra e expressaram suas dúvidas à Efe sobre o balanço de vítimas divulgado pelo Exército paquistanês.

Os talebans no Paquistão, liderados pelo mulá Fazlulah, pretendem impor a sharia (lei islâmica) no vale de Swat, onde criaram tribunais paralelos, condenam pessoas em durante o dia e se movimentam com facilidade até mesmo na capital, Mingora.

Na região tribal de Bajaur, que faz fronteira com o Afeganistão, o Exército também realiza uma operação desde meados de 2008, pelo menos outros sete rebeldes morreram em ofensivas aéreas, segundo o porta-voz militar.

Haider assegurou que cerca de 1.400 fundamentalistas já morreram por conta da operação, que se deslocou à região vizinha de Mohmand, ao sul, há algumas semanas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/164938/visualizar/