Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 09 de Fevereiro de 2009 às 13:47

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir nesta terça-feira com prefeitos, em Brasília, e prepara um pacote de medidas destinadas aos municípios.

Durante a reunião com os prefeitos, Lula vai reiterar a necessidade de haver parceria entre União, Estados e municípios. Mais uma vez, o presidente deverá afirmar que é necessário unir forças para combater a dengue e o analfabetismo, assim como para melhorar os índices escolares no país.

Hoje, durante o programa de rádio "Café com o Presidente", ele disse que não adianta ficar brigando com prefeitos e governadores e que a ideia do governo federal é pactuar com Estados e municípios.

Sobre o papel dos novos governantes diante dos efeitos da crise financeira internacional, Lula voltou a cobrar dos prefeitos maior agilidade para que as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) sejam concluídas.

"Queremos que essas obras sejam agilizadas, que elas possam andar mais rápido porque, muitas vezes, a demora da licença ambiental, do projeto básico e do projeto executivo faz com que uma obra atrase um ano ou dois. É preciso que a gente trabalhe todo mundo junto."

Ele classificou o atual momento vivido pelo Brasil como difícil e afirmou que é preciso gerar mais emprego e mais renda.

Século 21

O presidente Lula disse que "não é possível que o Brasil entre no século 21 com problemas que já deveriam ter sido resolvidos há muito tempo". Ele afirmou que vai cobrar dos prefeitos brasileiros maior engajamento com o governo federal na tentativa de amenizar os números registrados no país.

"São quatro assuntos extremamente importantes e que, sem a participação dos prefeitos, fica muito mais difícil resolvermos. Temos que atacar isso como prioridade. Todos os ministros vão mostrar quais são os problemas que têm nas relações com as prefeituras e vamos tentar corrigir para facilitar a vida dos prefeitos", disse.

Agenda

O presidente só vai participar da abertura das discussões. O restante da agenda será cumprida pelos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), José Gomes Temporão (Saúde), Fernando Haddad (Educação) e José Múcio (Relações Institucionais), entre outros.

No final do ano passado, foram enviados convites para prefeitos de todo país. Neles, a Presidência da República informava a realização da reunião, mas sem mencionar a crise financeira internacional.

O presidente deverá reiterar a preocupação do governo com os impactos da crise e as medidas que estão sendo adotadas para evitar sua ampliação. Porém, ressaltará que essas iniciativas terão um efeito ainda maior com apoio integrado dos prefeitos e dos governadores.

Com Agência Brasil





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165042/visualizar/