Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 04 de Fevereiro de 2009 às 13:20
Por: Maria Barbant

    Imprimir


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Polícia Ambiental em cumprimento à mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juiz André Maurício Lopes Prioli, da Segunda Vara da Comarca de Barra do Bugres, apreenderam na última terça-feira (03.01), 283 kg de peixes no Assentamento Antônio Conselheiro, Gleba Jatobá, localizado no município de Barra do Bugres (186 km de Cuiabá).

Segundo o diretor regional da Sema, Alvino de Oliveira Filho, a solicitação dos mandados foram motivados por denúncias de armazenamento de peixes pescados principalmente durante a piracema (época do ano, onde os peixes se reproduzem e é proibida a pesca). O pescado estava sendo depositado em freezers e câmara fria por assentados para que pudessem comercializá-los após o término do período proibitivo (28.02).

A operação foi coordenada pelo analista de Meio Ambiente, Cláudio Takayuki Shida, e pelo capitão PM Delwison Sebastião Maia da Cruz. Além do pescado, foram apreendidos dois freezers, um tarrafão (apetrecho de pesca) e, três espingardas.

Os peixes não possuíam a documentação exigida para o armazenamento (notas fiscais, recibos e declaração de estoque). “São peixes sem procedência legal, o que possibilitou a apreensão pelas autoridades”, explicou Alvino de Oliveira Filho.

A última apreensão na região aconteceu em menos de uma semana, no município de Denise onde, foram apreendidos cerca de 200 kg de peixes, o veículo utilizado para o transporte e apetrechos de pesca predatória.

O diretor regional da Sema disse que a fiscalização conjunta será intensificas na região em razão do aumento de chuvas o que eleva o nível dos rios, propiciando o deslocamento dos cardumes de peixes.





Fonte: Assessoria Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165202/visualizar/