Álcool sai mais barato que gasolina em carros flex
Mato Grosso é o estado brasileiro onde é mais vantajoso utilizar álcool no lugar de gasolina em carros com motores tipo flex, que funcionam com os dois tipos de combustível. A informação é da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que acaba de divulgar levantamento de preços em todo o país.
Segundo a ANP, a diferença de preços entre os dois combustíveis, em Mato Grosso, é o maior do país, sendo que o etanol equivale a 54,1% do preço da gasolina.
Consumidores de outros 19 estados também tem mais vantagens em optar pelo álcool, embora em menor escala que Mato Grosso. Cálculos de especialistas do setor mostram que é melhor utilizar o álcool quando o seu preço é menor que 70% do preço da gasolina, levando em conta o consumo de cada combustível.
Outros estados onde o preço do etanol é competitivo são: São Paulo (54,9%), Pernambuco (59,1%), Paraná (60,6%), Alagoas (61,8%) e Goiás (61,9%).
Entretanto, ainda vale a pena utilizar a gasolina nos estados de Roraima, onde o etanol é 80,4% do valor da gasolina, do Amapá (76,9%), Pará (75,6%), Piauí (75,5%), Acre (71,1%) e Rio Grande do Norte (70,1%). No Distrito Federal (70,1%) também é preferível utilizar a gasolina.
Comentários