Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 03 de Fevereiro de 2009 às 13:11

    Imprimir


Cidadão deve ser parceiro do desenvolvimento econômico e social

De origem garimpeira, única atividade econômica até o fim da década de 90, o município de Nortelândia, vem buscando encontrar uma nova vertente e inicia em 2009 um novo processo visando transformar-se numa cidade competitiva e capaz de oferecer a sua população qualidade de vida, emprego e renda.

O tripé foi definido pelo atual gestor, Engenheiro Agrônomo Neurilan Fraga, filho da cidade, que inicia o mandato atacando a baixa estima dos moradores, chamando a todos para acreditar, investir e atrair novos investimentos. Ele pretende sacudir a população, despertando um sentimento de patriotismo e amor a cidade. “Que cidade queremos para nós e nossos filhos, indagou, essa reflexão é que devemos fazer neste momento, o cidadão precisa se sentir parte integrante da cidade e ser um parceiro na busca do desenvolvimento econômico e social” alfinetou Fraga.

Os prefeitos têm chamado a atenção para a participação de cada um nesta nova etapa, objetivando fortalecer a economia, sem esperar que o poder público faça tudo, mas que haja uma junção de forças, com o cidadão na ponta sendo um parceiro, agindo como a administração pensa e projeta, descobrindo e investindo em nossas vocações para que seja possível atrair investimentos externos e criar postos de trabalho em abundância, provocando a tão propalada geração de renda. “ Se imaginarmos que cairá do céu, ficaremos olhando para cima o resto da vida, temos que nos movimentar neste sentido, criarmos condições para nos tornarmos uma cidade atraente do ponto de vista econômico, e nosso governo vai intensificar ações neste rumo, já estamos trabalhando para isso e o povo deve fazer o mesmo” provocou ele.

De acordo com o ultimo censo do IBGE, o município possui hoje 6.237 habitantes, numero inferior ao detectado no auge da extração mineral, quando aproximou de 15 mil moradores. Ao longo dos anos, as pessoas foram deixando a cidade para estudar ou trabalhar, diante da falta de oportunidades locais e com o fim do garimpo. O próprio prefeito é parte integrante desta história, como tantos outros Nortelândenses , que sem alternativa migraram para capital e outras cidades, em busca de conhecimentos e trabalho.

O chefe do executivo municipal critica gestores anteriores, que percebendo a queda do garimpo, não buscaram planejamento estratégico para suportar o declínio financeiro, e mesmo em meio ao auge do extrativismo, não aproveitaram a riqueza para criar alternativas. “ A cidade ficou parada no tempo, não houve uma preocupação com o futuro, aproveitando a riqueza existente para financiar projetos alternativos e nos preparar para outra realidade, a diversificação da economia deve existir para não ficarmos refém de uma economia” ressaltou.

Neurilan Fraga demonstrou orgulho por estar tendo a oportunidade de administrar sua terra natal e poder contribuir para encontrar uma luz no fim do túnel, mudando a história de decadência em que se encontra, mesmo diante das dificuldades que encontrou. Desde que tomou posse tem se dedicado a conhecer a situação real e poder planejar que ações serão tomadas para resgatar a auto-estima de seu povo, bem como recuperar a economia.

“Terei que ser duro em muitos momentos, até por que prometi ser um prefeito diferente, e isso vai exigir um comportamento não usual, pautado na honestidade, seriedade e foco daquilo que queremos” disse o alcaide.

Sobre o aniversário da cidade, informou que não será feita uma grande festa por várias razões, uma delas a falta de recursos financeiros, e a capacidade muito pequena de investimentos da administração pública. E que diante do cronograma desenhado, foi preciso definir prioridades, resultando num investimento pequeno no aniversário da cidade. “ Vamos buscar incrementar a geração de renda com eventos turísticos, o carnaval, festival de praia, entre outras atividades, para gerar renda, o turismo é uma das maiores fontes de geração de emprego e renda” concluiu.

Nortelândia

DADOS DO MUNICÍPIO

Data de Instalação 05/02/1953

Microrregião: Alto Paraguai

Mesorregião: Centro-Sul Mato-Grossense

Altitude da Sede: 244 m

Área Territorial: 1.350,78 km²

Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

Distância à Capital: 254 Km

Fonte: SEPLAN - Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral - MT

Dados Políticos

Prefeito: Neurilan Fraga

Partido: PR

Site da Prefeitura de Nortelândia : www.nortelandia.mt.gov.br

História

A origem de Nortelândia vem do garimpo e as atividades garimpeiras da região se perdem nos primeiros dias de Diamantino.

Em 1815, consta a abertura do garimpo de São Joaquim, nas imediações do centro da atual cidade de Nortelândia. A atividade garimpeira declinou, sendo substituída pela borracha, que também se exauriu. Por volta de 1937, começou efetivamente a formação do município.

O primeiro nome do lugar foi Santana dos Garimpeiros, devido ao orago e ao Rio Santana, que banha a cidade. A antiga Santana dos Garimpeiros atraiu muita gente para seus garimpos, especialmente do norte e nordeste do Brasil, derivando daí o nome da cidade, em homenagem aos nordestinos e nortistas que contribuíram, de forma decisiva à terra que escolheram para morar.

Caso único na história de Mato Grosso, o município foi criado duas vezes, a primeira em 11 de dezembro de 1953, com o nome de Santana dos Garimpeiros, e a segunda a 16 de dezembro do mesmo ano, com o nome de Nortelândia, com leis completamente diferentes, sem que a segunda fizesse menção à primeira, consolidou-se a segunda denominação: Nortelândia.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165288/visualizar/