Ensino Médio Integrado elabora matrizes curriculares
Quarenta escolas de Mato Grosso iniciam em 2009 a modalidade do Ensino Médio Integrado à educação Profissional (EMIEP). Nesse primeiro momento as escolas elaboram as matrizes curriculares integrando as disciplinas do ensino regular com as de conhecimento específico dentro de uma carga horária com média de cinco hora/aulas diárias, de 2ª a 6ª feira. As áreas profissionais ofertadas serão Informática, Meio Ambiente, Agroecologia, Administração, Secretariado, Vendas, Logística, Agroindústria, Serviço de Restaurante e Bar.
A Seduc orienta as escolas que as matrizes curriculares atendam as necessidades dos estudantes que buscam a modalidade, o que significa assegurar aprendizado de qualidade numa carga horária que contemple todas as capacidades necessárias ao perfil de formação profissional. Para a superintendente de Educação Básica, Aidê de Fátima Campos, “é fundamental tornar o curso atrativo evitando assim a evasão”, diz.
O Ensino Médio Integrado deve oferecer aos estudantes condições de integrarem o conhecimento pedagógico com as habilidades práticas para ingressarem na vida profissional. A necessidade de matrizes bem elaboradas, que ajustem carga horária e conteúdo é muito significativa para esse público Conforme a professora, o período de tempo formativo muito longo acaba por desestimular os estudantes e os levam a desistir de estudar.
Hoje, em Mato Grosso existem cinco escolas que desenvolveram o projeto piloto do EMIEP. A partir das experiências vivenciadas nessas unidades, a Seduc elaborou as propostas que orientarão as demais escolas a criarem as matrizes curriculares.
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