Grupos Peugeot-Citroen e BMW estudam fusão, diz jornal
Representantes da montadora alemã BMW se reuniram em 21 de janeiro com conselheiros do governo francês para estudar uma aliança com o grupo francês PSA Peugeot-Citroen, segundo o jornal econômico francês "La Tribune" desta segunda-feira.
"Uma delegação de BMW esteve quarta-feira, 21 de janeiro, no (palácio presidencial do) Elysées, em Matignon (sede do primeiro-ministro) e em Bercy (sede do ministério da Economia), para se reunir com conselheiros técnicos", segundo o jornal, que citou uma fonte da indústria.
O grupo PSA Peugeot-Citroen não quis comentar a informação.
"O governo está estudando novas cooperações para os construtores franceses", indicou o "La Tribune" citando um especialista.
Por sua vez, o PSA "busca francamente uma verdadeira aliança", acrescento o jornal.
O construtor alemão confirmou que houve contatos em 21 de janeiro entre uma delegação da BMW "sem participação da diretoria" e autoridades do governo. No entanto, os contatos não se referiram a uma possível cooperação industrial, afirmou um porta-voz.
Segundo a BMW, ainda não outra reunião do gênero marcada. Ao mesmo tempo, o construtor alemão mantém discussões com o italiano Fiat em vistas de uma cooperação.
A BMW e a PSA já estão trabalhando em cooperação nos motores a gasolina, presentes em particular nos modelos Peugeot 207 e 308, assim como nos Citroën C4 e C4 Picasso. A BMW utiliza estes motores para os Mini.
O governo francês deve divulgar um plano de apoio à indústria automobilística na primeira quinzena de fevereiro.
Comentários