Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 30 de Janeiro de 2009 às 10:58

    Imprimir


Um grupo de direitos dos homossexuais comemora nesta sexta-feira a provável indicação da primeira premiê assumidamente gay, Johanna Sigurdardottir, da Islândia.

Sigurdardottir, ministro de Assuntos Sociais e Segurança Social da Islândia, deve substituir o ex-primeiro-ministro Geir Haarde, que renunciou na segunda-feira (26) após o colapso do país causado pela crise financeira. A informação foi divulgada pela rede de televisão CNN.

A Aliança Social Democrata, de Sigurardottir, negocia com possíveis colegas de coalizão. Se eles forem bem sucedidos, ela será premiê interina até que a Irlanda vá às urnas em eleição antecipada para maio, também em reação à crise.

"Nós realmente ficamos satisfeitos com isso", disse Gary Nunn, porta-voz da Stonewall UK, grupo de defesa dos direitos dos homossexuais no Reino Unido. "Em uma época na qual vimos um homem negro ser eleito ao maior posto dos Estados Unidos, dá a esperança de que veremos uma premiê assumidamente gay".

"É muito importante. Nós estamos tentando alimentar a ambição nos jovens, a ideia de que podem ser qualquer coisa", completou Nunn, citado pela CNN.

O Reino Unido tem apenas um membro assumidamente gay no Parlamento, Angela Eagle, do Partido Trabalhista. Nos EUA, há três integrantes gays no Congresso, os deputados democratas Tammy Baldwin, de Wisconsin, Barney Frank, de Massachusetts e Jared Polis, do Colorado.

Sigurdardottir, 60, é membro do Parlamento islandês há 30 anos e está em seu segundo mandato como ministra de Assuntos Sociais. Ela começou sua carreira como aeromoça em uma companhia aérea e participou por 11 anos do sindicato.

A ministra liderou opor um breve período seu partido,, que faz parte da ala centro-esquerda islandesa.

Se confirmada, ela se tornaria a primeira mulher premiê da Islândia e seguiria os passos de Vigdis Finnbogadottir, presidente do país em 1980.

Sigurdardottir é casada com Jonina Leosdottir, 54. Ela tem dois filhos de um casamento anterior.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165485/visualizar/