Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 30 de Janeiro de 2009 às 09:13

    Imprimir


Os produtores rurais poderão respirar aliviados depois desta quinta-feira (29). Após enfrentarem uma tumultuada plantação, devido o recolhimento de máquinas por parte dos bancos e a falta de crédito, eles conseguiram a prorrogação do pagamento das parcelas de investimentos das operações de crédito rual que venceram em 2008 para 15 de março deste ano.

A decisão tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), por meio da resolução nº 3.676, traz um certo alívio ao setor rural porque retira o produtor da situação de inadimplência perante os credores.

Porém, mesmo com a abrangência de várias modalidades de financiamentos, o CMN deixou de fora as operações feitas via FAT Giro Rural. “A linha de crédito tem uma inadimplência elevada junto ao Banco do Brasil e continua sendo o principal gargalo para os produtores mato-grossenses conseguirem renegociar”, afirma o diretor administrativo da Aprosoja/MT, Ricardo Tomczyk, ao alertar que o banco já está notificando os agricultores.

Para o diretor, ao adiar o pagamento o governo reconheceu que o produtor não tem como pagar os débitos nesse momento, mas ressalta que existe a expectativa de que até março a administração federal anuncie uma solução definitiva para dar condições para o produtor pagar as dívidas.

Tomczyk lembra que a morosidade do governo em prorrogar os pagamentos levou os credores à Justiça para apreender as máquinas dos agricultores inadimplentes. “Isso poderia ter sido evitado, pois a situação só não ficou pior porque o setor recorreu e a Justiça manteve as máquinas nas mãos dos produtores”.

O prazo do pagamento em 15 de março vale para quem solicitou formalmente aos bancos a renegociação das dívidas até 12 de dezembro de 2008 e incluem as operações com recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) repassados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pela linha Finame Agrícola Especial e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Para quem tomou crédito com dinheiro dos fundos constitucionais, o prazo para renegociação e pagamento para efetivar o parcelamento será 31 de março de 2009.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165501/visualizar/