Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 23 de Janeiro de 2009 às 16:20
Por: Gilson Nasser

    Imprimir


Após cinco meses sem partidas oficiais, a bola volta a rolar pelos gramados mato-grossense a partir deste final de semana. A partida inaugural está marcada para este sábado, a partir das 20 horas, entre Mixto e Sinop, no estádio Gigante do Norte.

Para este ano, a Federação Mato-grossense de Futebol dividiu os clubes em grupos regionalizados. A medida servirá para evitar gastos excessivos com transportes e hospedagem nas duas primeiras fases. Assim, foram feitos os grupos Norte e Sul.

Além de diminuir as despesas com viagens, as equipes quês disputarão o estadual receberão novamente uma ajuda do Governo do Estado. Ao todo, o Estado repassará R$ 800 para dividir entre os clubes. Diante da crise econômica, o auxílio aos clubes esteve ameaçado para este ano, mas os deputados aprovaram no final do ano. Na chave Norte estão: Mixto, Operário, Palmeiras, Sinop, Sorriso, Luverdense, Crac (Campo Verde) e Tangará. Compõem a chave Sul: União, Vila Aurora, Rondonópolis (REC), Grêmio de Jaciara, Barra do Garças, Araguaia, Cáceres e Cacerense.

A fórmula de disputa para a primeira fase são as equipes se enfrentando dentro do próprio grupo em partidas de ida e volta. Os quatros melhores de cada grupo avançam a segunda fase. Os últimos colocados de cada grupo serão rebaixados a Segunda Divisão do estadual.

Na segunda fase, inicia o mata-mata com o primeiro enfrentando o quarto colocado do mesmo grupo. Respectivamente, o segundo enfrenta o terceiro, em partidas de ida e volta. A terceira fase será as semifinais, já com o cruzamento dos grupos. Classificados do grupo A, enfrentam os do grupo B. Os classificados disputam a final em dois jogos. A final está prevista para o início de maio.

Equipes

A crise econômica não permitiu que as equipes do Estado fizessem grandes investimentos para este Campeonato. Os clubes preferiram investir em jogadores já conhecidos no futebol mato-grossense, ou em promessas do interior de São Paulo.

Das equipes da Baixada Cuiabana, Mixto, Operário e Palmeiras, as duas últimas montaram uma base do Estado. O tricolor várzea-grandense e o Periquito do Porto, ainda saem na frente por terem iniciado os treinamentos em dezembro de 2008. No Operário, os destaques são os ex-mixtenses Evandro e Ezequiel, o goleiro Héverton Perereca e o atacante Rinaldo. Os experientes jogadores são os homens de confiança do técnico Éder Taques dentro de campo.

No Palmeiras, além de manter a base da equipe que subiu a primeira divisão no ano passado, a diretoria contratou jogadores que se destacaram pelo Mixto na Série C. Compõem o elenco alvi-verde os laterais Rony e Diego Nunes, além do zagueiro Márcio Abraão.

Já o Mixto é a equipe que mais se modificou em relação a última temporada. Com os salários de 2008 atrasados, o time titular da temporada passada se transferiu para outras equipes, alguns até para fora do Estado. Para esta temporada, a diretoria contratou o técnico Wilson Carrasco, que indicou 11 atletas contratados. O time iniciou a pré-temporada a pouco mais de 15 dias e não realizou nenhum amistoso antes da estréia. O técnico acredita que até a partida contra o Paraná, pela Copa do Brasil, o time estará totalmente entrosado.

No interior do Estado, a equipe que mais investiu, novamente foi o União de Rondonópolis. A equipe contratou o ex-jogador Valdo (ex-Grêmio e Botafogo) para levar o time ao inédito título. Além do técnico, a equipe investiu em jogadores oriundos do Sul do país. Desta vez, o União não contratou nenhum medalhão, como fez em anos anteriores.

O rival Vila Aurora aposta no meio-campo que levou a equipe ao título em 2005. O grande destaque do time será o atacante Negreiros (ex-Flamengo), que já atuou pelo União. Ele terá como parceiro, Ronaldo Paulista, que já foi campeão pelo Cuiabá e Operário.

O REC, aposta em pratas da casa para levar a equipe a segunda-fase. As únicas contratações são o meia Calado (ex-Vila Aurora) e o zagueiro Elizeu (ex-Mixto).

Na região Norte, o Luverdense inicia o campeonato como grande favorito ao título deste ano. A diretoria do clube manteve a base que manteve a equipe na terceira divisão e contratou jogadores importantes, como Odil e Bogé (ambos ex-Mixto). A grande perda foi o artilheiro Gauchinho, que se transferiu para o Sinop.

As outras equipes da região, Sorriso e Sinop não investiram como o rival da região. O Sorriso aposta em jogadores locais, e busca não rebaixar a Série B. O Sinop, além de Gauchinho, trouxe jogadores que se destacaram no final da última década pela equipe. O técnico será Cláudio Marques, o mesmo que conquistou os títulos de 98 e 99 pela equipe.

Da região do Araguaia, vem outras duas equipes que lutarão pelo título. O Araguaia, de Alto Araguaia, manteve a base da equipe campeã da Copa Mato Grosso. O técnico Pedro Mendes ainda ganhou o atacante Dinei (ex-Mixto) como reforço. Já o Barra do Garças contratou o experiente treinador Marcos Birigui como técnico. Com ele, os jogadores Thiago Fofão e Naka (zagueiro), Coelho (atacante) e Diniz (meio-campo) foram contratados.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165814/visualizar/