Vendas no varejo cresceram 4,2% no Brasil em 2008, diz Serasa
A pesquisa mostra que, no período, as vendas a prazo tiveram crescimento de 4,4% em 2008, ante 2007, enquanto as vendas à vista caíram 21,1% na mesma base de comparação. "O crédito foi o responsável pela alta do varejo em todo o Brasil", afirmou a instituição em relatório.
No entanto, em 2007, as vendas a prazo tinham registrado crescimento maior, de 12,6%, na comparação com 2006, enquanto as vendas à vista, tiveram um recuo menor do que o verificado agora, de 19%. A Serasa explica que o menor crescimento das vendas no ano passado já refletiu principalmente o encolhimento do crédito, em relação a 2007, "por conta dos juros elevados e pelo maior endividamento de parte da população em prazos mais longos".
Segundo a análise da entidade, esta situação é revelada nos dados mais recentes do Banco Central. De acordo com estes dados, o crédito ao consumidor cresceu 23,3% no acumulado janeiro a novembro de 2008, enquanto em 2007, o crescimento foi de 30,7%.
O Indicador Serasa Experian do Nível de Atividade do Comércio é baseado nas amostras das consultas ao banco de dados da entidade.
Comentários