Rios de MT são monitorados para descartar risco de enchentes
Neste período de chuvas, uma preocupação da Defesa Civil é monitorar o nível dos principais rios do Estado para saber se há riscos de enchentes. A régua que marca o nível do rio Cuiabá mostrou, nesta manhã de quinta-feira, 1.23 metros. Números que ainda estão abaixo da cota de alerta que é de 8.5 metros.
De acordo com o major e superintendente da Defesa Civil Estadual, Elton Crisóstomo, o trabalho da Defesa Civil é monitorar os rios, independente do nível em que se encontra, para ver se há necessidade de alertar as comunidades contra alagamento e enchentes.
Monitoramento em outros rios
A gerente de monitoramento de risco, Cristina Moraes, explicou que a medição também é realizada nos rios de São Félix do Araguaia e em Cáceres no rio Paraguai. A situação está tranquila e todos estão bem abaixo da cota de alerta.
"Sempre que o nível do rio aumenta nós ligamos e comunicamos às prefeituras ou mandamos o próprio boletim estadual de Defesa Civil a todas as prefeituras e para as Comissões Municipais de Defesa Civil", explicou a gerente de monitoramento.
Para emergência contra alagamentos e enchentes, as pessoas podem ligar para a coordenadoria de respostas a desastres da Defesa Civil: (65) 3314-5804. A população também pode ligar aos outros órgãos de respostas que estão a disposição como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Samu.
Comentários