Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Domingo - 23 de Junho de 2013 às 13:34
Por: Tarso Nunes

    Imprimir


  A Comissão Provisória para a criação do partido Rede Sustentabilidade conseguiu bater a meta em Mato Grosso com arrecadação de cerca de 4 mil assinaturas, sendo que destas, 3 mil estão sendo encaminhadas aos cartórios, para o cadastramento das rubricas nos municípios onde foram colhidas. O dirigente da nova sigla, Archimedes Pereira Lima, explicou que o próximo passo é colher pelo menos mais 3 mil.


 
  Para chegar ao objetivo, era preciso ultrapassar 0,1% do número de eleitores em todo o Estado, cerca de 1,7 mil assinaturas. No início, o objetivo da Rede era colher cerca de 10 mil, porém, devido a baixa coleta no Estado e com bons resultados em São Paulo e Rio de Janeiro, o mínimo acabou sendo reduzido para 5 mil. Os municípios que mais colaboraram foram Cuiabá e Várzea Grande”


 
  Em todo país, a Comissão conseguiu mais de 500 mil assinaturas, porém, membros do novo partido acreditam que é necessário colherem mais 300 mil para dar uma margem segura para a validação da Rede Sustentabilidade. Archimedes acredita que até julho, as rubricas serão protocoladas, e posteriormente, aguardará a posição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a homologação do registro.


 
  Outra nova sigla que definirá sua situação é o Mobilização Democrática (MD), que surgirá a partir da fusão do PPS e PMN. Todo o imbróglio se deve ao fato da insegurança jurídica a cerca da lei que inibe a criação de novos partidos. Alguns adversários defendem a ideia que a junção de dois partidos, acaba por surgir outro, com novas formas e pensamentos políticos. Por isso, os que apóiam a criação da lei afirmam que acabaria esbarrando na normatização.


 
  Uma das principais articuladoras do MD em Mato Grosso, deputada Luciane Bezerra (PSB), por sua vez, defende que esta lei não afetará a nova sigla. Isso porque, o procedimento de fusão começou a tramitar no Congresso antes da matéria ter sido apreciada.


 
   Outro novo partido que pode surgir no Estado e ter seu Diretório instalado em Mato Grosso é o Partido Solidariedade. A agremiação tem como principais lideranças, o suplente de deputado estadual, Adalto de Freitas (PMDB), o Daltinho, e o ex-prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio (PMDB), que teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) devido a gastos ilícitos durante a campanha de 2008. A futura sigla tem como seu principal dirigente, em São Paulo, o deputado federal Paulinho da Força Sindical (PDT).




Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16593/visualizar/