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Economia
Quarta - 21 de Janeiro de 2009 às 14:02

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As vendas da fabricante americana de veículos General Motors tiveram queda de 10,8% em 2008. Com o resultado, a empresa perde, pela primeira vez na história, a liderança em vendas no mercado automobilístico mundial para a rival japonesa, Toyota Motor.

A GM vendeu, no ano passado, 8,35 milhões de unidades, contra 9,37 milhões em 2007. A Toyota, por sua vez, viu uma queda de 4% em suas vendas em 2008, em relação ao ano anterior, com 8,97 milhões de unidades.

No quarto trimestre, a queda nas vendas da montadora americana foi de 26%, para 1,7 milhão de unidades. "O declínio refletiu, em grande medida, a queda de 379 mil unidades nas vendas na América do Norte, enquanto o mercado encolhe devido à queda na confiança do consumidor e às exigências maiores para concessão de crédito nos EUA", informou a GM em um comunicado.

Na América do Norte, as vendas da GM caíram 21% e na Europa, 7%. Na América Latina, na região da Ásia-Pacífico, no Oriente Médio e na África, no entanto, as vendas cresceram quase 3%.

As duas empresas, no entanto, e o setor automobilístico como um todo, passam por um momento de crise. A Toyota anunciou recentemente uma redução pela metade em sua produção no Japão entre fevereiro e abril, além de suspender a produção em 11 das 12 fábricas que tem no Japão, em resposta à queda das vendas. A empresa já havia interrompido em dezembro passado a produção em duas fábricas que faziam veículos destinados à exportação à América do Norte.

A situação da GM também é difícil. No mês passado, o governo americano anunciou ajuda para o setor automobilístico com até US$ 17,4 bilhões, tirados do pacote de US$ 700 bilhões aprovado em outubro e destinado inicialmente a resgatar empresas do setor bancário com problemas ligados a papéis "podres" (com alto risco de calote).

De início a GM e a Chrysler terão acesso a US$ 13,4 bilhões, com outros US$ 4 bilhões que podem ser oferecidos em março. O acordo exige como contrapartida das empresas a apresentação de dados que mostrem que estão em condição financeiramente viável até o fim de março de 2009.

A consultoria J.D. Power and Associates anunciou recentemente uma projeção para as vendas nos EUA neste ano, e as perspectivas são negativas: as vendas no país devem cair 13%, chegando ao nível mais baixo em 27 anos. O Deutsche Bank, por sua vez, projeta vendas de 11,5 milhões de unidades, menor patamar de vendas no país desde as 10,5 milhões de unidades em 1982 --quando o país estava no meio de uma grave recessão.

Na Europa, as vendas de automóveis novos caíram 7,8% durante o ano de 2008 em relação a 2007, segundo a Associação de Construtores de Automóveis Europeus. Apenas em dezembro, houve queda de 17,8%, o segundo pior resultado de 2008, depois do mês de novembro (-25,8%).

No último dia 5, a Jada (Associação Japonesa de Concessionárias de Automóveis, na sigla em inglês) informou que os emplacamentos de veículos novos no Japão tiveram queda de 6,5% em 2008, na comparação com o ano anterior, a 3.212.342 unidades, o que representa o pior resultado desde 1974. Em dezembro, a venda de veículos novos caiu 22,3%, segundo a associação.





Fonte: Folha Online

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