Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 21 de Janeiro de 2009 às 08:22
Por: José Ricardo Leite

    Imprimir


Nem o status de atual campeão paulista nem a chance de conquistar o mundo no ano que se inicia fazem com que o Palmeiras fuja da pressão. O time estreia no Campeonato Paulista-2009 nesta quarta-feira, contra o Santo André, às 16h30, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em meio a grande turbulência.

Vencedor da competição em 2008, o time do Parque Antarctica mergulhou em crise ainda no final do ano passado, quando teve uma drástica queda de rendimento nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro e viu o arquirrival São Paulo, com quem travou duelos dentro e fora de campo, levar o torneio pela terceira vez seguida.

A classificação para a pré-Libertadores, que só veio graças uma derrota do Flamengo, não foi suficiente para evitar que a equipe fechasse 2008 sob vaias de sua torcida na derrota por 1 a 0 para o Botafogo, no Parque Antarctica, na última rodada do Nacional.

Depois de acusar jogadores em fim de contrato de pouco comprometimento com o clube, o técnico Vanderlei Luxemburgo resolveu reformular o time.

Do elenco do ano passado, saíram os laterais Élder Granja e Leandro, o zagueiro Roque Júnior, os volantes Martinez e Léo Lima, o meia Maicosuel e os atacantes Alex Mineiro, Kléber, Thiago Cunha, Denílson e Jorge Preá. Foram contratados os zagueiros Danilo e Maurício, o lateral-esquerdo Pablo Armero e os meias Cleiton Xavier, Marquinhos e Willians, e o atacante Keirrison, reforço mais badalado.

Os nomes de pouca expressão contratados fizeram com que membros de uma torcida organizada protestassem na apresentação do elenco, no dia 5 de janeiro. Depois disso, o time alviverde perdeu dois jogos-treino para times da Série A-2 do Estadual: 3 a 0 para o Rio Claro e 1 a 0 para o União São João.

Mesmo sem contar esses jogos preparatórios, o Palmeiras já começa 2009 com jejum de gols. A última vez que o time balançou as redes foi no dia 23 de novembro, na vitória por 2 a 0 sobre o Ipatinga. Após o segundo gol, marcado aos 36min do primeiro tempo, os palmeirenses ficaram mais dois jogos sem marcar --empate sem gols contra o Vitória e derrota por 1 a 0 para o Botafogo--, o que dá 234 minutos de jejum.

Para piorar, Luxemburgo conta com poucos atacantes no elenco e teve que improvisar os meio-campistas Diego Souza e Willians na função durante os jogos preparatórios. Só depois disso chegou Keirrison, que não joga hoje e já avisa que não é "salvador".

"Salvador é uma palavra muito forte, é uma responsabilidade muito grande. A responsabilidade será dividida por todos os jogadores e pela comissão técnica. Em todos os lugares temos responsabilidades, e estou tranquilo e só penso em ajudar o Palmeiras."

Em Ribeirão Preto, local da partida hoje, o time da capital não perde há quase 14 anos, desde a derrota para o Corinthians na final do Estadual de 1995. Depois disso, foram seis jogos, com quatro vitórias e dois empates, com 19 gols marcados --média de 3,16. No último jogo lá, o time goleou o rival São Paulo por 4 a 1, pelo Estadual do ano passado.

SANTO ANDRÉ

Neneca; Alexandre, Cesinha, Marcel e Arthur; Fernando, Dirceu, Marcelinho e Elvis; Alexssandro e Jonathan. Técnico: Sérgio Guedes

PALMEIRAS

Bruno; Jeci, Danilo e Maurício Ramos; Wendel (Sandro Silva), Pierre, Cleiton Xavier, Evandro e Jefferson; Diego Souza e Willians. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Local: estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto

Horário: 16h30

Árbitro: Luís Flavio Oliveira





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166024/visualizar/