Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 21 de Janeiro de 2009 às 08:01

    Imprimir


Parabéns, Cidade Pantaneira!!!

Poconé, minha cidade eleita do coração... são 228 anos desde a sua fundação... e eu estou aqui, em teu seio, já há quase trinta anos... eu te adotei, tu me adotaste!

Terra abençoada, cheia de gente boa, agradável, Poconé é o berço que ampara seus filhos...

Espero, que teus filhos saibam cuidar de ti, minha cidade querida, que nossas crianças aprendam cidadania praticando o amor por ti em primeiro lugar.

Que nossos políticos pensem menos em benefícios pessoais e muito mais nos benefícios para seus cidadãos...

Que nosso povo adquira mais e mais conhecimentos através da educação... e olha que temos muitos estabelecimentos de ensino até o terceiro grau aqui nessa cidade.

Teu crescimento foi prejudicado por conta de pessoas egoístas que só pensam em aproveitar-se do poder que o cargo lhe da, mas, ainda assim, teu povo é batalhador, e retomamos o nosso crescimento e este há de ser muito grande e para todos.

Enfim, minha linda cidade de Poconé, quero desejar-lhe um Feliz Aniversário e dizer que, no que depender de mim, teu progresso e teu crescimento jamais deixarão de existir, pois te amo muito, e aprendi a ser Poconeano com muito orgulho.

Parabéns, pelos seus 228 anos de idade! A cidade

Poconé é uma das mais antigas cidades do interior do estado, com área de 17.261,38 km² e população de 31.106 habitantes - segundo Senso IBGE/2007 – Poconé fica à cerca de 100 quilômetros da capital. Um trajeto que permite sentir uma pequena amostra da biodiversidade pantaneira. Isto porque, na beira da estrada, podem ser admirados jacarés, tuiuiús, biguás, araras e até capivaras, em bando, correndo para os alagados.

A 42 quilômetros mais ao sul da cidade, no Porto Cercado, encontramos novamente o rio Cuiabá, agora com características diferenciadas, no tipo de margem, vegetação ribeirinha e curso d'água.

A pecuária intensiva é praticada tradicionalmente na região pantaneira, aproveitando-se as pastagens nativas. O turismo ecológico traz divisas ao município, principalmente através da rodovia Transpantaneira, onde proliferam pousadas, hotéis entre idas e vindas de caminhonetes, abarrotadas de turistas, normalmente estrangeiros, que apreciam a flora e a fauna poconeana. A agricultura é de subsistência e destaca-se o extrativismo mineral.

Cidade de economia sólida pela sua extraordinária localização geográfica pelas imensas riquezas do pantanal e pela fertilidade dos terrenos denominados “Terra Firme”, Poconé oferece excelentes perspectivas a quanto queira trabalhar e progredir em Mato Grosso.

História do Município

A origem de Poconé foi em 1777, com a descoberta de ouro. O primeiro nome do lugar foi Beripoconé, em referência a tribo indígena que habitava a região.

A 21 de janeiro de 1781, o mestre de campo Antonio José Pinto de Figueiredo, a mando do governador da Capitania, Capitão-General Luíz de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, lavrou a Ata de fundação do Arraial de São Pedro d’El Rey, "...e não Arraial de Beripoconé, por ser este nome gentílico e bárbaro, e derivar-se do gentio, que habitou nesta paragem".

O Decreto Geral do governo regencial, de 25 de outubro de 1831, criou o município, com a denominação de Villa de Poconé, voltando o nome antigo, pouco modificado. Neste decreto, ocorreu pela primeira vez a designação de limites em ato de criação de município em Mato Grosso.

A 01 de junho de 1863, através de Lei Provincial, o município de Poconé recebeu foro de Cidade.





Fonte: Poconet Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166027/visualizar/