Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 20 de Janeiro de 2009 às 18:45
Por: Aldair Santos

    Imprimir


Federação do Mato Grosso do Sul acredita que jogos da Copa do Mundo serão em Campo Grande ou Cuiabá.

Foi confirmado hoje oficialmente, pela Federação Mato-grossense de Futebol - FMFMT a visita da Comissão de Inspeção da Fifa em Cuiabá, que avalia as condições de infra-estrutura das cidades candidatas a sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014. A Comissão da Fifa chegará a Cuiabá no dia 04 de fevereiro, acompanhada do presidente da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, Ricardo Teixeira. A CBF só não confirmou ainda o horário do desembarque em Cuiabá. As visitas em outras duas cidades do Centro-Oeste, Goiânia (GO) e Campo Grande (MS) já tinham sido confirmadas ontem.

Após a entrega do projeto da candidatura de Cuiabá à CBF/Fifa na semana passada, o Comitê Pró-Copa no Pantanal em Mato Grosso se concentra agora na preparação do estádio Verdão para a vistoria da Fifa. No dia 03 de fevereiro a Comissão de Inspeção visita as cidades de Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).

Segundo informações da Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul e autoridades estaduais que estão empenhados em levar os jogos da Copa do Mundo para a capital sul-mato-grossense, a Fifa e a CBF irão checar in loco as informações fornecidas pela prefeitura sobre as condições da cidade que pretende ser escolhida uma das 12 sub-sedes do Mundial de Futebol de 2014, que será disputado no Brasil.

Projeto de Cuiabá inspira confiança na vitória

Em seu retorno à Cuiabá após o encaminhamento do projeto da candidatura mato-grossense, o presidente do Comitê Pró-Copa no Pantanal e Secretário de Estado de Turismo, Yuri Jorge Bastos mostrou confiança na vitória da capital de Mato Grosso, considerando que a capital cumpriu muito bem todas as exigências.

Um estádio novo deve ser construído em Cuiabá ao custo de R$ 340 milhões, reaproveitando a atual estrutura do estádio Governador José Fragelli - Verdão, que continuará com o mesmo nome. A capacidade será de 45 mil lugares com a acomodação em cadeiras, área 100% coberta, estacionamento para 15 mil veículos, vestiários, sala de imprensa, salas vip, praça de alimentação e outros detalhes. Dois centros de treinamento també fazem parte do projeto, sendo um próximo ao Lago de Manso e outro em Chapada dos Guimarães.

Estádio Verdão deve ser preparado esta semana

Assessorado pela empresa Deloitte, especializada em preparar projetos de grandes eventos, o Comitê Pró-Copa no Pantanal partiu esta semana para mais uma etapa; a preparação do estádio Governador José Fragelli - Verdão para a visita da Fifa. Esse trabalho não consiste em custos tão altos. A tarefa será realizar a limpeza da área externa, fazer retoques no gramado e retirar o painel com a logomarca antiga da Copa no Brasil 2014, que foi proibida pela CBF.

Para fazer a limpeza no estádio Verdão, o Comitê vai solicitar auxílio da Prefeitura Municipal de Cuiabá, já que apenas mão-de-obra será o suficiente nesta etapa.

Cidades concorrentes também aguardam vistoria da Fifa

Na semana passada a prefeitura de Campo Grande também entregou à Fifa o projeto básico de reforma do Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão, além das declarações de potenciais investidores e garantias complementares de investimentos do poder público na melhoria da infra-estrutura da cidade para receber um evento deste porte. A modernização do estádio inclui a instalação de 45 mil cadeiras numeradas, com cobertura, áreas vip, estrutura de segurança médica e de apoio aos times, além de praça de alimentação e um mini-shopping.

Já em Goiás a Federação de Futebol também confirmou a visita da Fifa para o dia 03 de fevereiro. Os gaianos estão ansiosos com a decisão da organização máxima do futebol e esperam serem escolhidos para sediar jogos da Copa do Mundo. Além da concorrência com Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Goiás enfrenta também a forte concorrência com Brasília. As duas cidades ficam bem próximas. Em Goiás os inspetores vão observar aspectos como infra-estrutura da cidade, aeroporto, rede hoteleira e o projeto do novo estádio Serra Dourada.

Até o momento, cinco cidades já foram pré-escolhidas: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília. Salvador (BA) está na disputa por uma das outras sete vagas restantes, também almejadas pelas seguintes cidades: Belém (PA), Campo Grande (MS), Cuiabá(MT), Curitiba(PR), Florianópolis(SC), Fortaleza(CE), Goiânia(GO), Maceió(AL), Manaus(AM), Natal(RN), Recife(PE) e Rio Branco(AC). A decisão final da Fifa sairá no dia 15 de março.

O Pantanal

Para a Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul, as chances do Pantanal receber jogos da Copa do Mundo é muito grande. Quando o Comitê Executivo da Fifa decidiu ampliar, no fim do ano passado, de 10 para 12 o número de sub-sedes do Mundial, também teria estipulado que uma das cidades do Pantanal receberão jogos da Copa Mundo. Para Mato Grosso do Sul, a disputa direta está entre Campo Grande e Cuiabá.

Além do Pantanal, a capital sul-mato-grossense usa como trunfos na disputa as outras belezas naturais, como Bonito, por exemplo; o fato do Estado fazer fronteira com dois países (Paraguai e Bolívia); e a própria infra-estrutura já instalada no município.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166035/visualizar/