Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 20 de Janeiro de 2009 às 14:51

    Imprimir


O democrata Barack Hussein Obama, 47, tornou-se nesta terça-feira o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, o 44º do país, após fazer o juramento oficial da posse diante de John Roberts, presidente da Suprema Corte americana, e de cerca de 2 milhões de pessoas, que esperaram horas para vê-lo sob um frio de 4 ºC negativos.

Em seu discurso de posse, Obama enviou uma mensagem a terroristas que ameaçam o país.

"Nós não vamos pedir desculpas por nosso estilo de vida nem vamos hesitar em defendê-lo. E, para aqueles que buscam aumentar seus alvos induzindo terror e assassinando inocentes, dizemos a vocês, agora, que nosso espírito é mais forte e não pode ser quebrado. Vocês não irão nos ultrapassar, e nós os derrotaremos."

Em sua primeira mensagem como presidente, Obama ainda afirmou aos americanos que sua esperança em superar a pior crise econômica da história do país desde a Grande Depressão (1929-1933) superou o medo. "Sabemos da gravidade da crise, pois vemos a situação que vivemos, com milhares de empregos perdidos. Mas juntos conseguiremos sair dessa crise."

"Essas mudanças agora são reais e nós sabemos, América, o que nós iremos conhecer. Nós viemos para proclamar o fim das falsas promessas, os falsos dogmas que duraram por tanto tempo na política", disse Obama.

O novo presidente dos EUA nasceu em Honolulu, no Havaí, em 4 de agosto de 1961, filho de de Barack Hussein Obama, um homem negro do Quênia educado em Harvard, e de Ann Dunham, uma mulher branca de Wichita, no Estado do Kansas. O novo presidente dos EUA se formou em direito na tradicional Universidade Harvard e trabalhou como professor e defensor dos direitos civis em Chicago antes de ser eleito senador por Illinois, em 2004. É casado com Michelle desde 1992 e tem duas filhas: Malia, 10, e Sasha, 7.

Com o juramento, Obama substitui o republicano George W. Bush, 62, cujo governo foi marcado por guerras, altos índices de impopularidade e terminou com uma das maiores crises econômicas que já assolaram os EUA. Na Casa Branca, Obama trabalhará ao lado de seu vice-presidente, Joe Biden, escolhido por sua experiência em temas de política externa, e uma equipe de governo formada por políticos renomados e veteranos.

Para marcar sua consagração após uma disputada eleição presidencial, Obama fez o juramento com a mão sobre a mesma Bíblia usada por Abraham Lincoln há 148 anos.

O gesto faz parte de uma estratégia de Obama ao escolher Lincoln (1861-65), que libertou os escravos, como símbolo de sua posse. No sábado (17), Obama seguiu o mesmo trajeto de trem que Lincoln fez, da Filadélfia a Washington, para dar início às comemorações de sua posse.

Ex-senador por Illinois, Obama era um nome desconhecido no cenário político nacional americano até sua vitória nas prévias do Partido Democrata contra a ex-primeira-dama Hillary Clinton, que assume como sua secretária de Estado de seu governo.

Com a promessa de uma mudança nas "políticas falidas" do presidente George W. Bush e na "velha Washington", Obama fez uma campanha marcada pelo recorde de arrecadação --mais de US$ 700 milhões-- e o uso da internet como ferramenta para angariar eleitores jovens e doações.

O democrata morou na Indonésia quando criança, após sua mãe se casar com um indonésio, e depois viveu no Havaí, com seus avós brancos. As idas e vindas deram, na sua opinião, as ferramentas necessárias para que pudesse se tornar um político hábil na hora de fazer coligações e traçar alianças.

Depois do juramento, Obama fará seu primeiro discurso como presidente dos EUA. Segundo a rede de televisão CNN, o discurso deve durar entre 15 e 20 minutos.

Nele, Obama deve pedir aos americanos uma nova era de responsabilidade. O pedido é uma resposta à ansiedade dos americanos, que culpam a irresponsabilidade do governo Bush pela extensão do colapso do sistema financeiro e a crise econômica que afetou o país.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166056/visualizar/