Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 20 de Janeiro de 2009 às 14:40

    Imprimir


O democrata Barack Hussein Obama, 47, tornou-se nesta terça-feira o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, o 44º do país, após fazer o juramento oficial da posse diante de John Roberts, presidente da Suprema Corte americana, e de cerca de 2 milhões de pessoas, que esperaram horas para vê-lo sob um frio de 4 ºC negativos.

"Juro solenemente que desempenharei fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos, e que irei, com toda minha capacidade, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos da América", disse Obama, repetindo o texto definido no segundo artigo da Constituição dos EUA, diante da maior concentração de pessoas já reunidas em um posse presidencial nos EUA.

O novo presidente dos EUA nasceu em Honolulu, no Havaí, em 4 de agosto de 1961, filho de de Barack Hussein Obama, um homem negro do Quênia educado em Harvard, e de Ann Dunham, uma mulher branca de Wichita, no Estado do Kansas. O novo presidente dos EUA se formou em direito na tradicional Universidade Harvard e trabalhou como professor e defensor dos direitos civis em Chicago antes de ser eleito senador por Illinois, em 2004. É casado com Michelle desde 1992 e tem duas filhas: Malia, 10, e Sasha, 7.

Com o juramento, Obama substitui o republicano George W. Bush, 62, cujo governo foi marcado por guerras, altos índices de impopularidade e terminou com uma das maiores crises econômicas que já assolaram os EUA. Na Casa Branca, Obama trabalhará ao lado de seu vice-presidente, Joe Biden, escolhido por sua experiência em temas de política externa, e uma equipe de governo formada por políticos renomados e veteranos.

Para marcar sua consagração após uma disputada eleição presidencial, Obama fez o juramento com a mão sobre a mesma Bíblia usada por Abraham Lincoln há 148 anos.

O gesto faz parte de uma estratégia de Obama ao escolher Lincoln (1861-65), que libertou os escravos, como símbolo de sua posse. No sábado (17), Obama seguiu o mesmo trajeto de trem que Lincoln fez, da Filadélfia a Washington, para dar início às comemorações de sua posse.

Ex-senador por Illinois, Obama era um nome desconhecido no cenário político nacional americano até sua vitória nas prévias do Partido Democrata contra a ex-primeira-dama Hillary Clinton, que assume como sua secretária de Estado de seu governo.

Com a promessa de uma mudança nas "políticas falidas" do presidente George W. Bush e na "velha Washington", Obama fez uma campanha marcada pelo recorde de arrecadação --mais de US$ 700 milhões-- e o uso da internet como ferramenta para angariar eleitores jovens e doações.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166058/visualizar/