Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 17 de Janeiro de 2009 às 10:17
Por: Denise Niederauer

    Imprimir


Na próxima segunda-feira (19.01), o governador do Estado de Mato Grosso, Blairo Maggi, o secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Décio Coutinho e o presidente do Fundo Emergencial da Febre Aftosa (Fefa), Zeca D’Avila concedem entrevista coletiva, para anunciar o resultado da terceira etapa de vacinação contra a febre aftosa de 2008 e o calendário das etapas da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa de 2009.

A entrevista ocorre durante a solenidade de comemoração dos 13 anos sem febre aftosa no Estado de Mato Grosso, às 16 horas, na Superintendência do Ministério da Agricultura, avenida da FEB, Várzea Grande.

Ainda dentro da comemoração será assinado convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o Governo do Estado de Mato Grosso com recursos na ordem de R$ 5.933.031,50, para a aquisição de equipamentos do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso – Indea/MT. Além disso, o Governo de Mato Grosso assina convênio com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) para a doação de Gerenciador de Banco de Dados para Programa de Integração da Sanidade Agropecuária do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso – Indea/MT, no valor de R$ 392.745,00.

Missão da União Europeia - Uma missão de técnicos da União Europeia (UE), cinco equipes com 10 auditores, visitará Mato Grosso no período de 26 a 30 de janeiro. O objetivo é inspecionar as condições sanitárias de frigoríficos e de fazendas de Mato Grosso que conta atualmente com 134 propriedades rurais habilitadas a exportar carne ”in natura” para a comunidade Européia. Com a liberação de 100% de área livre para exportação, a defesa sanitária em Mato Grosso é reconhecida por sua eficiência, com o trabalho do Indea na prevenção, na vacinação do rebanho e a fiscalização rígida nas suas fronteiras.

FEFA - Fundo Emergencial da Febre Aftosa (FEFA) é uma entidade civil mantida pelos pecuaristas, indústrias frigoríficas e empresas de leilões, em parceria com o Governo Federal e Estadual, por meio da Delegacia de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (DFA/MT) e do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA), órgão responsável pela execução do programa de erradicação da Febre Aftosa.

Um dos principais objetivos da criação do fundo que completa 14 anos é a fomentação das ações emergenciais do programa de erradicação da febre aftosa, e em sua constituição prevê ações emergenciais e futuras indenizações após a erradicação da doença e suspensão da vacinação.

O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) tem como estratégia principal a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).





Fonte: Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166233/visualizar/