Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 16 de Janeiro de 2009 às 18:53

    Imprimir


Na tarde desta sexta-feira mais de 39 mil CDs e DVDs piratas foram destruídos na praça Cururu e Siriri, ao lado da Feira do Porto, em Cuiabá. Os materiais foram apreendidos pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades). Os fiscais apreenderam somente os DVDs e CDs das bancas de vendas que atrapalham a circulação das pessoas em calçadas. Um rolo compressor foi utilizado para destruir o material.

O secretário municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), Osmário Daltro, informou que todos esses produtos falsificados foram apreendidos no ano de 2008. "Esse material estava guardado na secretaria. Para não correr o risco de ser assaltada e o material voltar para as ruas, resolvemos destruir e o que for reaproveitável, reutilizar", disse o secretário.

Osmário Daltro explica que hoje ainda existem produtos falsificados nas ruas da capital para venda. Essa apreensão ocorreu em 2008 com ajuda de 30 fiscais da Secretaria. "Mas para acabarmos mesmo com esse comércio precisamos de parcerias".

O presidente da cooperativa de reciclagem Coopercicle (Cooperativa de resíduos sólidos), José Carlos Dolce, estava no local para após a destruição retirar o material da praça e levá-los para a cooperativa onde será feita a separação dos plásticos e papéis que serão reciclados. "O material que é feito o CD não tem como reutilizar. Aproveitamos a capa plástica dos CDs e o papel que envolve os CDs", informou José Carlos. "Mais de 86 familias estão cadastradas na cooperativa. Elas trabalham na separação desses materiais reciclados, gerando renda mensal para elas", completou.

Para um dos membros da comissão de direitos autorais da OAB, Pedro Ovelar, a população precisa ter consciência para não comprar esses materiais. "Se esse comércio da pirataria não diminuir ou acabar, daqui um tempo a Polícia Militar terá que punir a pessoa que ainda continua comprando esses materiais falsificados", disse Pedro Ovelar.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166261/visualizar/