Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 15 de Janeiro de 2009 às 16:08

    Imprimir


O Conselho Indígena Missionário (Cimi) divulgou os dados preliminares do relatório sobre as violações dos direitos indígenas em 2008. As informações apontam uma queda de 40% nos casos registrados em relação ao ano anterior. Segundo o Cimi, além dos assassinatos, ocorreram casos de agressões aos povos indígenas motivadas por disputa econômicas e de terras, como o embate na região da reserva Raposa Serra do Sol.

Foram pelo menos 53 indígenas mortos durante o ano em nove estados brasileiros. Em 2007 o número foi de 92 assassinatos. Em Roraima, onde arrozeiros e indígenas aguardam a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a validade da demarcação da Terra Indígena, dez índios ficaram feridos em conflito com os arrozeiros.

Uma criança foi assassinada no Maranhão enquanto assistia TV com a família. Segundo a organização, o assassino passou por uma rodovia ao lado da aldeia e atirou a esmo para a casa onde a menina estava. Outro indígena também foi morto no Estado, e são constantes as agressões da população de Arame, Grajaú e outras cidades contra os Guajajara que vivem na região.

Mato Grosso do Sul é o estado com os maiores índice do País de violência contra índios . Foram registrados 74 casos, entre assassinatos e suicídios, em 2008. Na avaliação do Cimi, a falta de terras e o confinamento em pequenas aldeias são as principais razões que levam à violência.

Os dados completos, contendo números sobre ameaças, tentativas de assassinato, morte por desassistência (suicídio, falta de atendimento médico, entre outros) e por invasões de terras indígenas, será divulgado em maio deste ano. O levantamento é baseado em informações de comunidades indígenas e no acompanhamento de jornais.





Fonte: Amazônia.org

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166367/visualizar/