Número de internautas na China cresce 42% em 2008
O número de internautas na China cresceu 42% em 2008, chegando a 298 milhões, o que consolida o país como o maior em número de internautas do mundo. Os dados são do Centro de Informações de Rede e Internet da China (CNNIC, em inglês).
De acordo com o órgão, o número de usuários da internet por meios móveis, como o celular, cresceu 113% em 2008, para 117,6 milhões.
A parcela da população chinesa que tem acesso à internet (22,6%) é um pouco maior que a média mundial (21,9%). Dados divulgados em dezembro pelo Ibope/NetRatings indicam que 23,4% da população brasileira já acessou a internet de algum ambiente (casa, trabalho, LAN House, telecentros, entre outros). Levando em conta o acesso residencial, essa taxa representa praticamente 21% da população brasileira.
Neste mês, a China deu início a um programa que inclui sanções contra grandes sites e empresas de internet, como Google e Baidu, sob a acusação de ferirem a moral ao disseminarem conteúdos "pornográficos" e "vulgares". O governo afirma que essas páginas serão "punidas severamente".
Os relatórios anuais de ONGs como a Repórteres Sem Fronteiras ou a Human Rights Watch indicam que a tecnologia de censura chinesa na internet é a mais potente do mundo.
Comentários