A oportunidade de mudança
Estão abertas as matrículas para o ProJovem Urbano. São cerca de 250 mil vagas em todo o país. Essa é uma oportunidade de mudança de vida para os jovens de nosso Estado, principalmente para aqueles que têm entre 18 e 29 anos, sabem ler e escrever, mas ainda não concluíram o ensino fundamental (8ª série).
Relevante no Programa é a possibilidade ofertada aos jovens de elevar sua escolaridade, adquirir conhecimentos para uma profissão, além de auxiliar na renda da família ou complementar seu salário, recebendo bolsa auxílio no valor de R$ 100, uma vez que as aulas serão ofertadas, em sua grande maioria, no período noturno, o que não impede que o jovem trabalhe durante a participação no Programa.
Serão 18 meses de aulas e cursos, além do ensino fundamental, os jovens terão a oportunidade de aprender uma profissão, aprender na prática o que é ser um cidadão, além de ter acesso à informática. Terão aulas de português, matemática, inglês, ciências sociais e ciências naturais. Os cursos são variados, vão desde a área do comércio até o setor de serviços.
Em Mato Grosso são aproximadamente 10 mil jovens que poderão participar do Programa, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Alta Floresta, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Juína, Cáceres, Sorriso, Tangará da Serra, Rondonópolis e Barra do Garças.
Sem sombra de dúvida, essa é a oportunidade que os nossos jovens estavam esperando.
O Governo do Estado, por intermédio das Secretarias de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e de Educação (Seduc) irão desenvolver ações buscando complementar o programa federal desenvolvido em nosso Estado, de maneira a auxiliar os jovens participantes a ingressarem no mercado de trabalho, organizaram-se em cooperativas e aprenderem a trabalhar de maneira associada ou ainda a se tornarem profissionais autônomos e gerirem o seu próprio negócio.
A integração irá permitir também que esses jovens possam continuar a estudar e concluir o ensino médio, além de ter acesso a crédito, até mesmo a juro zero, como é o caso do Programa de Microcrédito, também gerenciado pela Setecs, ou ainda ingressarem no mercado de trabalho. Tudo isso após concluírem essa etapa do Programa.
O fato é que os jovens que aproveitarem essa oportunidade jamais serão os mesmos. A emancipação social e a inclusão social são as principais mudanças que ocorrerão na vida destas pessoas. Por isso, não podem deixar passar essa chance de mudança de vida, pois ela pode ser aquele cavalo encilhado que só passa uma vez na vida.
Aproveite e faça a sua inscrição, ou oriente quem você conhece a fazê-la.
* Secretário de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social em exercício
Comentários