Governo estuda criar mais 4 comandos regionais da PM
O governo do Estado deve implantar no primeiro semestre deste ano quatro novos comandos regionais da Polícia Militar, elevando a estrutura de 8 para 12. O comandante-geral da PM, coronel Campos Filho, vai receber este mês um estudo sobre a Lei de Organização Básica, com algumas sugestões e, em seguida, o repassará à Casa Civil. Alguns deputados já entraram no debate, em defesa da ampliação do número de comandos. Estuda-se também a volta da nomenclatura "Batalhão".
Em princípio, a proposta é instituir comandos em Pontes e Lacerda, Peixoto de Azevedo, Alta Floresta e Vila Rica. Isso resultaria na ampliação de 18 para 22 do número de cadeiras de coronéis na ativa. Acontece que para cada comando abrem-se duas vagas de coronel. Hoje, a PM mantém comandos regionais em oito cidades-polos. São elas: Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra e Juína.
O governador Blairo Maggi aguarda a conclusão dos estudos para, a partir daí, aprovar ou não a ideia de ampliar o número de comandos regionais. Uma das preocupações do Palácio Paiaguás é que a proposta exige maior estrutura de pessoal e, consequentemente, mais investimentos financeiros e logísticos.
Comentários