Inflação oficial fica em 5,9% em 2008 e governo cumpre meta
A inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou em dezembro e fechou o ano com alta de 5,9% - a maior variação anual desde 2004 (7,6%), informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado, o indicador, que é utilizado como parâmetro para a meta de inflação do governo, ficou abaixo do determinado como teto para o ano passado.
Para 2008, o Banco Central (BC) persegue uma meta de inflação de 4,5%, com margem de variação de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.
Em dezembro, o IPCA teve variação de 0,26%, ante variação de 0,36% em novembro. O principal responsável pela desaceleração foi o grupo alimentação, que passou de variação de 0,61% para 0,36% no último mês do ano passado.
O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange nove regiões metropolitanas do País, além do município de Goiânia e de Brasília.
Para cálculo do índice de dezembro foram comparados os preços coletados no período do dia 27 de novembro a 29 de dezembro (referência) com os preços vigentes no período de dia 30 de outubro a 26 de novembro (base).
Comentários