Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 22 de Junho de 2013 às 08:17

    Imprimir


A Praça Duque de Caxias, uma das principais da Comarca de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), teve todo seu entorno recuperado pelos presos da Cadeia Pública do Município. Grama e árvores foram aparadas, o meio-fio e os bancos da praça também tiveram atenção especial com pintura temática sobre a Copa do Mundo. A tinta foi adquirida por meio de parceria com o empresariado local. 


 
O trabalho coordenado pela Justiça vai além da recuperação de locais públicos. “Os presos reconhecem a oportunidade dada e a população começa a vê-los com outros olhos”, destacou o juiz da Terceira Vara Criminal de Cáceres (Execuções Penais), Jorge Alexandre Ferreira. 


 
Ao todo 30 presos foram capacitados nos cursos profissionalizantes de Jardinagem e Urbanização e de Pintura em tecido, 15 da Cadeia Pública masculina e 15 da Cadeia Pública Feminina, respectivamente. As aulas são ministradas por meio da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Cáceres. 


 
Adenilson Martins dos Santos está preso há três anos e reconhece a oportunidade. “Não só para mim, mas também aos outros que estão presos representa uma grande chance. Éramos vistos de forma diferente pela sociedade. Eu não tinha uma profissão e agora sou jardineiro. Pretendo me aprimorar e poder viver de meu trabalho assim que sair do sistema”. 


 
O diretor das Unidades Prisionais de Cáceres (masculina e feminina), Alexandre Mendes Vieira, enfatizou que o preso tem a possibilidade de remissão de pena e de qualificação e a sociedade aprova a iniciativa, pois considera que o retorno deles ao convívio social se dará de forma melhorada. “Na semana que vem a equipe de reeducandos iniciará os trabalhos de manutenção na região do Posto de Saúde da Família (PSF). Temos alguns pedidos da comunidade e pretendemos atendê-los”, concluiu o diretor. 


 
O Conselho da Comunidade na Comarca de Cáceres, presidido pelo magistrado Jorge Alexandre, foi quem decidiu sobre a aplicação de recursos e também dos cursos de qualificação. O Conselho também possibilitou a instalação de câmeras de segurança na Cadeia Feminina, e a manutenção do equipamento na masculina. Presos e agentes carcerários também foram vacinados contra o vírus da gripe (H1N1). 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16688/visualizar/