Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 22 de Junho de 2013 às 06:56

    Imprimir


O superintendente do Instituto Pernambucano de Saúde (Ipas), Edemar da Costa, informou que a paralisação do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, realizada na sexta-feira (21), foi suspensa após negociação com o Estado. No entanto, ainda haverá uma agenda de negociações que devem durar até o fim do mês. Edemar reconhece avanço nas negociações, mas nega acordo.


 
"Avançamos no diálogo mas não chegamos a um acordo, estamos negociando as dívidas. Mas, o hospital volta a funcionar normalmente a partir deste sábado (22)", afirmou.


 
Edemar da Costa explica que o Hospital não irá atuar nas áreas que ainda não estão em contrato, que são as cirurgias de alto custo, como ortopédicas e bariátricas.


 
"O que estará em negociação também é o novo perfil epidemiológico para ampliar o atual contrato e prestar mais serviços à população", disse.


 
Sobre os atrasos nos repasses, que conforme denunciou os servidores do hospital, já estavam atrasados há cerca de dois meses, sendo junho e março, Edemar adianta que o repasse referente ao mês de maio entrou na conta nesta quinta-feira (20). "Ainda falta quitar o mês de março e alguns serviços prestados", destacou.
Cerca de 150 profissionais paralisaram as atividades nesta sexta-feira, em solidariedade ao Ipas pelos repasses atrasados e dívidas acumuladas de R$5 milhões.


 
Entre as principais reivindicações da paralisação estão; a manutenção administrativa do Hospital Metropolitano; o acerto imediato dos repasses contratuais atrasados do Estado; acerto das dívidas relacionadas aos serviços implantados por ordem expressa da Secretaria de Saúde e sem a devida contemplação financeira; imediata recontratualização com o hospital, com valores que garantam manutenção da assistência e a realização de todos os serviços de extrema importância; e por fim, para que os valores repactuados tenham a garantia de serem repassados mensalmente e em data correta ao Hospital.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/16700/visualizar/