Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 07 de Janeiro de 2009 às 10:47

    Imprimir


Os produtores de soja do norte de Mato Grosso já se preparam para realizar as primeiras colheitas da safra 2008/2009, que devem ser iniciadas a partir do próximo dia 10. Segundo o presidente do Sindicato Rural do município de Lucas do Rio Verde, Júlio Cinpak, cerca de 5% dos 220 mil hectares de soja plantados na região devem ser colhidos no final da primeira quinzena de janeiro. “No ano passado nós atrasamos o início do plantio da safra por causa das poucas chuvas de outubro. Contudo, houve localidades que foram mais atingidas pelas chuvas localizadas e, são as lavouras destas regiões que devem começar a ser colhidas no dia 10 de janeiro”, explica Cinpak.

Em Lucas do Rio Verde e nos demais municípios do norte do Estado, grande parte da soja precoce está prevista para começar a ser colhida a partir do dia 25 de janeiro. “Nós temos uma ou duas fazendas que conseguirão começar a realizar as colheitas na primeira quinzena de janeiro, as demais lavouras poderão ser colhidas no final de janeiro”, confirma o presidente do Sindicato Rural do município de Sorriso, Elson Pozzobom.

Segundo os representantes do setor produtivo dos dois municípios, os últimos reparos e regulagens dos maquinários utilizados para a colheita da soja precoce já foram realizados por grande parte dos produtores da região que, apesar de terem enfrentado problemas com a falta de crédito para a compra de fertilizantes e para efetuar o pagamento das dívidas de investimento, devem conseguir custear o restante das despesas desta safra. “O produtor está utilizando recurso próprio para custear a manutenção dos maquinários e para fazer a prevenção das doenças nas lavouras”, afirma Cinpak.

De acordo com o representante dos produtores de Lucas do Rio Verde, apesar de a quantidade de aplicações de fertilizantes feita pelos produtores da região ter caído em 20% nesta safra em relação à safra 2007/2008, a boa qualidade dos solos do município deve evitar que haja uma queda acentuada na produtividade desta safra. “O solo dos municípios e Lucas do Rio Verde e de Sorriso tem uma boa quantidade de fertilizante deixado pelas lavouras dos últimos anos. Este adubo não deve evitar a queda na produtividade desta safra de soja em relação à safra 2007/2008, mas deve amenizar os prejuízos das lavouras”, afirma Cinpark.

Já o preço de venda da soja que começa a ser colhida neste mês continua sendo a maior preocupação dos sojicultores do Estado, que temem não conseguir recuperar, com as vendas da produção, o valor investido na lavoura. “Apesar de estarmos assustados com os atuais preços da commodities agrícolas, nós temos temos esperança de conseguir vender a saca de 50 quilos de soja por, pelo menos, R$ 37,00 no período da colheita”, declara o presidente do Sindicato Rural de Sorriso.





Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167039/visualizar/