Bilionário alemão se mata por causa da crise financeira
O bilionário alemão Adolf Merckle, um dos homens mais ricos da Alemanha e que passava por dificuldades financeiras, cometeu suicídio na segunda-feira (5), confirmou sua família nesta terça (6). Merckle, de 74 anos, foi atropelado na segunda-feira por um trem perto de sua residência, em Blaubeuren, no sudoeste da Alemanha, informou o jornal "Die Welt". A revista americana "Forbes" calculou o patrimônio de Merckle em 7 bilhões de euros no passado.
"A situação de crise econômica de suas empresas causada pela crise financeira e a incerteza somada a ela nas últimas semanas, assim como a impotência de não poder agir, derrubaram o apaixonado empresário e acabaram com sua vida", disse a família em comunicado.
Merckle era o proprietário majoritário da construtora HeidelbergCement, do produtor de medicamentos genéricos Ratiopharm e da farmacêutica Phoenix.
No final de outubro do ano passado, Merckle perdeu até um bilhão de euros com investimentos especulativos nas ações da fabricante automobilística Volkswagen, segundo a imprensa.
As perdas não se limitavam ao patrimônio privado de Merckle, mas tinham gerado problemas de liquidez em suas empresas, que têm dívidas financeiras de 16 bilhões de euros e 100 mil empregados, de acordo com a imprensa.
Poucos dias atrás Merckle tinha recebido ajuda de vários bancos para estabilizar seu império empresarial.
Comentários