Mano tem cinco opções para decidir quem jogará ao lado de Ronaldo
Os treinamentos para a definição da equipe titular ainda não começaram em Itu, local da pré-temporada, mas o técnico Mano Menezes já começa a esquentar a cabeça para resolver um problema: quem será o companheiro de ataque de Ronaldo. E a decisão promete não ser fácil. Além do Fenômeno, o treinador conta com cinco opções para o setor.
Caso Mano mantenha a linha de trabalho de 2008, quem larga na frente é Dentinho, de 18 anos. O xodó da Fiel tem as características ideais para abrir espaço e deixar Ronaldo mais próximo da área como um centroavante de ofício: velocidade e habilidade. Além disso, foi o artilheiro do Timão na temporada passada, com 24 gols, e surge como a grande aposta de lucro da diretoria para o futuro.
A experiência, contudo, pode falar mais alto na hora da escolha. Assim, quem desponta com boas possibilidades é Jorge Henrique, de 26 anos. Destaque do Botafogo nos últimos anos, o atacante ganhou fama pela facilidade em envolver os zagueiros adversários e abrir as defesas. No entanto, não faz tantos gols. Foram apenas cinco no último Campeonato Brasileiro.
Mano Menezes pode também mudar a forma de a equipe atuar. Para isso, conta com a presença do grandalhão Souza, também com 26 anos. Com ele em campo, o Timão perderia em velocidade, mas ganharia em presença na área e força no jogo aéreo, já que Ronaldo deixa a desejar quando o assunto são as cabeçadas. O centroavante, contudo, não anda em paz com as redes: fez apenas dois gols na apagada passagem pelo Panathinaikos, da Grécia, após a saída do Flamengo.
Correndo por fora estão Otacílio Neto, de 26 anos, e Acosta, de 31. O primeiro chegou no segundo semestre do ano passado e pôde mostrar muito pouco do sucesso que teve no Noroeste durante o Campeonato Paulista, quando chegou a liderar a artilharia até que precisou passar por uma cirurgia em um dos joelhos. Em campo, se assemelha ao estilo de jogo de Dentinho e Jorge Henrique.
Já o uruguaio vem se recuperando de uma cirurgia na tíbia da perna esquerda e só deve ter condições de jogar a partir de fevereiro. Apesar de não ter conseguido repetir no Timão o sucesso que fez no Náutico, carrega a fama por ser o vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2007, com 19 gols. Além do ataque, pode aparecer também no meio-de-campo.
Os jogadores do Corinthians, aliás, ainda divergem sobre a presença de Ronaldo. Apesar de o técnico Mano Menezes nunca ter confirmado que o Fenômeno será dono absoluto de uma das 11 vagas no time, a tendência é de que ele seja escalado como titular assim que tiver boas condições físicas.
- Por tudo que ele fez na carreira, pelo que conquistou, uma vaga é dele. Mas não vejo problema em jogarmos juntos. Somos dois jogadores altos e fortes. Vamos dar trabalho para as defesas rivais – disse Souza.
- Acho que o Ronaldo terá de brigar pela posição. Todo mundo quer jogar e vai depender de como os jogadores estiverem nos treinamentos. Ninguém está garantido – discordou Acosta.
A Fiel, contudo, terá de esperar um pouco para ver o ataque titular em ação. Ronaldo ainda está acima do peso e só deve ser liberado após a metade de fevereiro. Já Dentinho está com a seleção sub-20 para a disputa do Sul-Americano da categoria. Caso o Brasil chegue à decisão, marcada para o dia 8 de fevereiro, ele só estará disponível a partir da sétima rodada do Campeonato Paulista.
Assim, crescem as chances de Jorge Henrique e Souza formarem a dupla de ataque no início do Estadual. Para a estreia na Copa do Brasil, dia 18 de fevereiro, contra o Itumbiara, no Pacaembu, a expectativa é de que ao menos Dentinho já esteja livre para compor o elenco.
Comentários