Americana de 114 anos vira mais velha do mundo
O portal www.grg.org., do Grupo de Pesquisa Gerontológica (GRG, na sigla em inglês), com sede nos EUA, publica uma lista de "supercentenários", como denomina as pessoas de 110 anos ou mais, validada por certificados de nascimento oficiais.
Com a morte de Maria de Jesus, ocorrida nesta sexta-feira (2), os integrantes da lista se reduzem a 91, dos quais 82 são mulheres e somente 9 homens, segundo a organização liderada por Stephen Couves, um médico americano especialista em gerontologia.
Gertrude Baines, que passou a ser a pessoa mais idosa do mundo, nasceu em 6 de abril de 1894 e vive atualmente na Califórnia.
A portuguesa Maria de Jesus, que liderou a lista por um mês e quatro dias, desde 26 de novembro, morreu aos 115 anos e 114 dias na cidade de Tomar (região central de Portugal), informou sua família.
Nascida em 10 de setembro de 1893, ela morreu quando era levada de ambulância ao hospital de Tomar, devido a uma inflamação. Segundo a família, ela havia tomado café-da-manhã bem, mas tinha "alguns problemas devido à idade".
Comentários