Ações do Governo fortalecem comércio de MT em 2008
O comércio mato-grossense apresentou significativas conquistas no ano de 2008. Uma delas foi o aumento do valor do percentual destinado ao setor, por meio dos fundos constitucionais de financiamento (FCO no Mato Grosso).
Antes da medida 432, cerca de10% do recurso do FCO era destinado ao comércio. Com a mudança, o valor aplicado chegou até o limite de 20% do total de recursos previstos, em cada ano, para o Estado, sendo que cada Unidade Federativa ficou com a escolha de elevar para até 30% o repasse, por meio da aprovação dos conselhos de desenvolvimento.
O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf, disse que as reivindicações para o aumento de verbas nos financiamentos destinados ao setor eram antigas e que o Governo trabalhou para atender os empresários do segmento. “As políticas do Governo tem feito tudo para promover o desenvolvimento econômico em todos os setores da economia. A ampliação dos recursos do financiamento significa mais renda e empregos para nosso Estado”.
Além dessa conquista, os empresários também firmaram acordos de regime de estimativa com o Governo, que possibilitou o aumento da competitividade e geração de emprego e renda. Os incentivos, cedidos por meio da Sicme, foram responsáveis também em aumentar a arrecadação do ICMS, reduzir a informalidade e a concorrência desleal no setor.
Em 2008, 30 empresas assinaram o acordo, sendo que 15 já recebem o incentivo. Juntas geram mais de 1.844 empregos diretos e 1.277 indiretos. Entre as cidades que receberam o benefício está Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis.
Para Nadaf, o sistema de estimativa abriu oportunidades para as empresas serem mais competitivas no sentido de haver uma renúncia fiscal, por parte do Governo, no que se refere ao aumento da comercialização entre as empresas do acordo. “É fundamental que o Governo continue criando, e estudando mecanismos, para que os empresários possam investir cada vez mais”, destaca.
Comentários